Na última quinta, 26, foi celebrado o Dia Nacional dos Surdos e na pegada da inclusão as Casas Bahia lançou o comercial: ‘Esse comercial não tem som. Tem inclusão!’. A campanha foi divulgada em horário nobre, com foco em conscientizar a comunicação por libras. Essa é a primeira vez que uma rede de varejo lança um filme com este conceito para a data. O comercial, desenvolvido pela Y&R, traz uma comunicação exclusiva, voltada apenas a quem entende libras. “É uma forma de lembrar o quanto é importante compreender e dialogar com todas as pessoas, nos mais diferentes formatos e se posicionar como uma marca diversa e inclusiva”, ressalta Ilca Sierra, diretora de Marketing e Comunicação Multicanal da Via Varejo, empresa que administra a marca.
A Via Varejo conta, hoje, com cerca de 2.400 colaboradores com deficiência, considerando todas as unidades da empresa. Na fábrica de móveis Bartira, mais de 50% das pessoas com deficiência contratadas são surdas. Para promover ainda mais a inclusão desse público, os líderes e o time de gestão de pessoas realizaram curso de libras e passaram a disponibilizar intérprete em todas as reuniões gerais. Outro movimento no qual a companhia está trabalhando é a adaptação dos vídeos internos e externos, inserindo legendas e tradução em libras.
“Falar de inclusão é fácil, mas precisamos implantar e tornar cultural o ato de pensar em todos. Desenvolver campanhas como esta é uma forma de falar de igualdade de oportunidades para todos, provar que todo indivíduo tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais diversa e mostrar que essa é uma preocupação e uma meta diária para a Via Varejo e para a Casas Bahia”, finaliza Ilca.
Ficha Técnica:
Cliente: Casas Bahia
Campanha: “Descontos inclusivos”
Agência: Y&R
Direção Geral de Criação: Cristian Santoro
Direção de Criação: Tiago Barreto, Paulo Asano, Marcel Magalhães e LP Andrade
Criação: Vinicius Noronha, Charles Alvarenga, Nicolas Salvador e Lucas Lazzaro
Atendimento: Sandra Borges, Estela Passador, Karina Corrêa e Rafael Hattenberger
Produção (RTV): Bia Camiza e Reinaldo Brasil
Produtora: Mixer Films
Diretor de Cena: André Paim (Cão)
Trilha: A Voz do Brasil
Aprovação Cliente: Ilca Sierra, Flavia Laginha, Jéssica Félix e Nayara Armelin