Ceará inaugura a primeira estação de Gás Natural Renovável

No próximo dia 16 de abril, às 9h, será inaugurada a GNR Fortaleza (Gás Natural Renovável Fortaleza), com planta localizada no município de Caucaia, localizada na Zona Metropolitana. O empreendimento pioneiro do gênero no Norte e Nordeste. O projeto se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada e sancionada em 2010. O biogás é produzido no ASMOC (Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia), que diariamente recebe cerca de 3 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares.

Como funciona?

O biogás é purificado e convertido em biometano ou gás natural renovável. Serão produzidos aproximadamente 84 mil m³ de biometano por dia, e, futuramente, a planta será ampliada para produzir até 150 mil m³ de gás diariamente, tornando-se, assim, a maior do país, até o momento, em volume de GNR especificado segundo as regras da Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro produz, em média, de 800 gramas a 1 quilograma de resíduos sólidos urbanos. São mais de 250 mil toneladas de lixo produzido diariamente no país, sendo que o biogás gerado pela decomposição destes resíduos é composto principalmente pelo gás metano, desperdiçado e emitido para a atmosfera. Com a instalação da GNR Fortaleza, além da produção de biometano, será possível evitar que mais de 520 mil toneladas de gás carbônico sejam lançados na atmosfera anualmente, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e contribuindo positivamente para as futuras gerações.

A GNR Fortaleza, que funciona em caráter experimental desde dezembro de 2017, já atende a demanda da indústria de Cerâmica Cerbras.

 

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA