O Colégio Santo Inácio aderiu à campanha de prevenção de acidentes no trânsito: Maio Amarelo – Atenção pela vida, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo diversos segmentos, entre eles, órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema e propagar o conhecimento, abordando toda a relevância que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Acompanhando o sucesso do “Outubro Rosa” e do “Novembro Azul”, o Maio Amarelo visa promover atividades voltadas à conscientização de alunos, suas famílias e sociedade para o amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro dos deslocamentos diários do trânsito.
O Colégio Santo Inácio vai realizar a culminância da campanha Maio Amarelo, na segunda-feira (23), quando as turmas a partir do 9º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio, vão ocupar o cruzamento em frente à escola (entre as Avenidas Desembargador Moreira e Antônio Sales) adesivando carros, entregando cartilhas e folders educativos e estendendo faixas pedindo aos motoristas cuidado na condução de seus veículos.
A diretora da escola jesuíta, Albanisa Gomes, acredita que a campanha é acima de tudo de proteção à vida. “Nossa missão é formar cidadãos que entendam a importância do respeito à vida. Acreditamos que a participação de nossas crianças e jovens é fundamental para o processo de conscientização dos pais e sociedade”, afirma.
Professores, colaboradores e alunos estão usando laços amarelos, que simbolizam o apoio ao movimento. O Colégio conta com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito – Detran, que cedeu material educativo, educador para ministrar minipalestra para os alunos no auditório central da escola, na segunda-feira (23), às 8h.
Serviço:
Culminância da Campanha Maio Amarelo do Colégio Santo Inácio – Dia “D” Amarelo
Data: 23 de maio de 2016.
Horário:
8h – palestra “A Educação o trânsito está em nossas mãos” – auditório central.
9h às 11h – Ação e conscientização da sociedade (cruzamento entre as Avenidas Antônio Sales e Desembargador Moreira (em frente ao Colégio Santo Inácio).
Sobre o Maio Amarelo:
Em Assembleia-Geral das Nações Unidas, em março de 2010, foi editada uma resolução estabelecendo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.
Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.
Site Maio Amarelo: http://maioamarelo.com