Com 96 produções, Mostra Internacional de Audiovisual do IX Curta o Gênero é a maior já realizada em todas as edições

Em plena pandemia, com todas as dificuldades de diversas naturezas, a IX Mostra Internacional Audiovisual, uma das atividades principais do Curta o Gênero, tem o orgulho de exibir uma galeria de 96 curtas-metragens que ficarão disponíveis no período de 17 a 29 de Agosto, de forma completamente gratuita para o público

 

 

O Curta o Gênero iniciou na última terça, dia 10, e segue até 29 de Agosto, com realização da Fábrica de Imagens – Ações Educativas em Cidadania e Gênero, apresentando uma ampla grade de atividades online no seu canal do youtube: /curtaogênero, site oficial (curtaogenero.org.br) e perfil no instagram (@curtaogenero). 

Para a curadoria, foram convidados e convidados artistas, roteiristas, realizadores e realizadoras audiovisuais, pesquisadores e pesquisadoras em Cinema, com ênfase em gênero, raça, feminismos, Direitos Humanos, entre outras áreas. O grupo de 16 pessoas fez a apreciação minuciosa dos quase 500 curtas-metragens inscritos e selecionou os filmes que serão exibidos nas sessões da Mostra. 

Contexto completamente diferente da primeira edição em 2012, quando a mesma Mostra registrou um pouco mais de 90 curtas-metragens inscritos e destes, 21 selecionados para exibição. Essa nítida evolução quantitativa é uma prova clara do quanto tem se produzido sobre questões de gênero e sexualidades e suas conexões com outras categorias e campos, mas para além disso, de 2012 para cá a produção avançou em diversidade estética e política, especialmente nas produções nacionais.

São produções de documentário, ficção, animação, experimentais e infantis. Entre os temas desenvolvidos nos curtas-metragens estão: sexualidades, raça e etnia, classe, geração, deficiência, migração, violência contra mulher, masculinidades, paternidade, maternidade, LGBTQIAfobias, exploração sexual, direitos sexuais e reprodutivos; Direitos Humanos, entre outros.

Para esta nona edição, considerando que não haverá exibições presenciais e os curtas-metragens poderão ser assistidos online durante todo período da Mostra, foi possível ampliar significativamente o número de selecionados e assim foram montadas 15 sessões. Lembrando que todas as produções estarão disponíveis ao público no canal do youtube: /curtaogênero durante os 13 dias. Confira:

 

Mostra Paratodes – 6 Sessões 

Designada assim desde a edição passada, essas sessões misturam diversificadas temáticas, formatos e narrativas com foco em variados aspectos das questões de gênero e sexualidades.

Mostra Temática – 6 sessões

Identificando-se dentre os curtas selecionados temas recorrentes, programamos essas sessões especiais, que este ano são as seguintes: 

  • “Sobre desejos, dores e afetos” apresenta um mix que percorre temas como gravidez, puerpério, violência obstétrica, aborto e maternagem;

 

  • “Muitas outras masculinidades” percorre algumas das inumeráveis possibilidades de expressões das masculinidades;

 

  • “Das violências de cada dia” oferece uma série de narrativas com foco nos assédios e violências de gênero;

 

  • “Resistências e afirmações anticoloniais” nos convida a nos indignarmos com os efeitos da colonização e da colonialidade sobre nossos indígenas, mas também a identificar a potência de suas perspectivas de mundo.

 

  • “Outras cenas contemporâneas” compila uma série de curtas-metragens que transitam das cotas em universidades a questões migratórias, do extrativismo predatório ao relato sobre os horrores da ditadura civil-militar no Brasil;

 

  • “Envelhecimentos” apresenta produções com um foco bastante nítido entre questões de gênero e o envelhecer.

Completam a IX Mostra, 2 sessões do “Colorindo o Gênero”, reunindo nove curtas dentro de uma programação voltada ao público infantil com atividades lúdicas e interativas, articulando gênero, direitos humanos, cidadania e infância. Os filmes foram escolhidos por estudantes que participaram do curso Audiovisual e Direitos com Crianças, realizado pela Fábrica de Imagens. Junto com estudantes, profissionais, pesquisadores e pesquisadoras de Psicologia e de uma mãe convidada, foi formada a equipe de curadoria. 

Fechando a Mostra, a última sessão fica por conta dos curtas-metragens desenvolvidos por participantes dos Pontos de Cultura integrantes da Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades. Esses curtas são o produto final do curso de Cinema Instantâneo que a Rede realizou em parceria com a Ypuarana Cultural da Paraíba.

Além das exibições, durante todos os dias à noite, o Curta o Gênero promove bate-papos ao vivo com as realizadoras, realizadores e curadoras/es sobre suas produções. A programação completa, inscrições para as atividades formativas e todas as informações estão disponíveis no site oficial do evento: www.curtaogenero.org.br

O IX Curta o Gênero é uma realização da Ong Fábrica de Imagens, com apoio da Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura; Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades; Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Enel.

 

SERVIÇO:

IX Mostra Internacional de Audiovisual

Quando: De 17 a 29 de Agosto de 2021 (dentro da programação do IX Curta o Gênero)

Onde: 

Youtube: /curtaogenero

Site: curtaogenero.org.br

Instagram: @curtaogenero

 

Apoio

Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura

Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

Enel

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA