Começa nesta segunda, 2, a campanha “Doe de Coração 2019”

A 17ª edição do movimento Doe de Coração terá início nesta segunda, 2 de setembro, com ações informativas e de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Realizado anualmente pela Fundação Edson Queiroz desde 2003, o movimento tem o objetivo de informar e encorajar a população para ampliar o número de doadores. Atualmente, 1.004 pessoas aguardam na fila por um transplante de órgão no Ceará. Por outro lado, apenas uma pessoa pode ser capaz de doar órgãos e salvar ou melhorar as condições de vida de até 25 pessoas.

Foto: Ares Soares

No primeiro dia do Doe de Coração 2019 (2 de setembro) será montado no Centro de Convivência da Unifor, um balcão tira-dúvidas e um selfie point, no qual as pessoas poderão gravar vídeos falando da importância de ser doador. As mensagens serão divulgadas nas redes sociais ao longo da campanha. As ações de informação, conscientização e mobilização passarão por vários pontos da cidade durante todo o chamado “Setembro Verde”, mês em que é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, festejado no dia 27 de setembro.

Durante o mês, a cidade vai se vestir de solidariedade. Além de panfletos, cartazes e outros materiais informativos, 5 mil camisas com a marca Doe de Coração serão distribuídas entre alunos e professores da Unifor, funcionários do grupo Edson Queiroz, além de profissionais da saúde e pacientes de hospitais públicos e privados do Ceará, com os quais a Fundação Edson Queiroz firma parceria para amplificar as ações de estímulo à doação. A camisa leva a tradicional marca do movimento, que este ano foi redesenhada pelo artista plástico Totonho Laprovitera.

Com o intuito de alcançar e impactar o maior número de pessoas possível, as ações do movimento incluem também a veiculação de anúncios em jornais, portais de notícias, rádios e emissoras de televisão.

 Programação

Nesta edição, uma das novidades na programação é a realização de um fórum com alguns dos principais especialistas em transplante de órgãos e tecidos do Ceará e do Brasil. Com o tema “A legislação brasileira e suas barreiras”, o fórum vai discutir os principais entraves legais que dificultam a doação e o transplante de órgãos no Brasil. A discussão acontece dia 26 de setembro, na Unifor.

Antes, no dia 21, acontece uma caminhada pela área verde do Parque do Cocó, em parceria com as associações em prol da doação de órgãos. Já no dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, o movimento vai para a Praça do Ferreira, levado informação aos transeuntes. Ao longo do mês, as ações passarão ainda peloTerminal de Messejana, Terminal do Papicu, Avenida Beira Mar e Terminal da Parangaba.

Serviço:

Movimento Doe de Coração

De 2 a 30 de setembro

Realização: Fundação Edson Queiroz

Outras info: https://www.unifor.br/web/doedecoracao

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA