Muitas pessoas precisaram interromper seus tratamentos de saúde devido à chegada da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os profissionais de saúde bucal devem se restringir apenas aos atendimentos de urgências e de emergências, já que o vírus pode ser transmitido por vias respiratórias (nasais e orais) e os procedimentos odontológicos precisarem ser realizados muito próximos aos pacientes.
Para garantir mais segurança aos pacientes, os profissionais de saúde têm intensificado os protocolos de biossegurança. “Sempre trabalhamos com luvas, máscaras, óculos de proteção e todos equipamentos necessários para garantir segurança. Lembrando também que o atendimento é realizado apenas com horário pré-agendado e nunca marcamos um horário próximo a outro, pois precisamos fazer uma boa assepsia em nosso consultório. Estamos tomando todos os cuidados para proteger a nossa equipe e nossos pacientes”, explica o Dr. Laércio Giovani (CRO/CE 9629).
O especialista ainda explica que alguns sintomas devem ser observados. “Questões de tosse, espirro… alteração na boca dificilmente você vai ter, mas o que muda é a questão da perda do paladar, pois atingem as papilas gustativas de nossa língua. Existem medicações de uso convencional que também nos fazem sentir isso, essa perda, muita das vezes as pessoas até confundem e vem logo a ideia de que estão com o coronavírus. Mas não passa disso, alteração no olfato, no paladar e em alguns casos os pacientes podem ficar com a salivação alterada”, declara.
Clinica Dr. Laércio Giovani – Shopping Pátio Dom Luís – R. Marcos Macedo, 1333, Torre II Sala 2008 – Meireles