O Movimento Unidos Pela Vacina iniciou, neste mês de agosto, as doações de insumos para 80 cidades no Ceará. As ações do Unidos Pela Vacina já possibilitaram o amadrinhamento para 52% dos 176 municípios que indicaram ter alguma demanda. O movimento tem por objetivo conectar a necessidade do município ao doador em potencial, sejam empresas, instituições ou pessoas físicas. No Estado, empresas como Enel, Accenture, Droga Raia e Riachuelo apoiaram o movimento com doações de caixas térmicas com medidores de temperatura, câmaras de conservação de vacinas e computadores, que beneficiarão mais de 80 municípios em todo o estado.
No Ceará, a campanha ganhou força pela atuação da Líder Estadual do Grupo Mulheres do Brasil (Núcleo Fortaleza), Annette Reeves. Uma das primeiras iniciativas no estado foi a mobilização para entender as necessidades das prefeituras, através de uma pesquisa questionando necessidades que vão além da obtenção dos imunizantes como logística, insumos e infraestrutura.
“É gratificante ver que as doações que são realizadas através do Unidos Pela Vacina, especialmente de equipamentos, vão deixar um legado para o sistema público de saúde, já que poderão ser utilizados em qualquer outra campanha de vacinação que aconteça no estado”, afirma Annette Reeves, também integrante da coordenação regional do Movimento Unidos Pela Vacina.
Em todo o país, já foram doados e entregues mais de 433 mil itens, beneficiando diretamente mais de 475 cidades de norte a sul, de cerca de 3.800 municípios que apresentaram necessidade por algum tipo de suprimento para a campanha de imunização. O levantamento das necessidades específicas das cidades foi realizado em parceria com o Instituto Locomotiva. Em geral, a demanda principal foi por equipamentos, como câmaras frias e refrigeradores, computadores e caixas térmicas.
Saiba como doar
Para realizar doações para o Ceará, basta encaminhar uma mensagem de interesse para o e-mail [email protected] ou acessar o endereço do movimento www.unidospelavacina.org.br e preencher o formulário no campo “quero doar”, localizado no canto superior direito da página.