Dois filmes cearenses foram selecionados para o 4º F-O-R-M, Festival Of Recorded Movement, que acontece entre 19 e 21 de setembro de 2019 no SFU Gold Corp Centre for the Arts, em Vancouver, Canadá. O festival é dedicado a exibição de curtas-metragens com enfoque no corpo em movimento e já exibiu mais de 100 filmes de mais de 15 países nas últimas edições.
“Equação” e “Oito Variações”, dirigidos pelos cearenses Allan Diniz e Dayana Ferreira, foram produzidos com jovens bailarinos durante uma oficina de videodança realizada neste ano pelo Laboratório de Dança e Multimídia da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Escola Pública de Dança da Vila das Artes, em Fortaleza, Ceará.
“Equação” retrata uma sociedade em que pessoas são programadas em laboratório e é inspirado no universo da ficção científica, evocando clássicos como Admirável Mundo Novo, de George Orwell. Apresenta-se como um videodança e experimenta a sutileza do corpo em movimento em conexão com a camera, admitida em alguns momentos como uma quarta bailarina.
Já “8 variações” potencializa o movimento por meio do som, através de variações de ritmo, andamento e paisagens sonoras, propondo novas maneiras de encontrar dinâmica dentro da repetição. O empoderamento feminino é disparador conceitual para criação de gestualidades e imaginários destoantes dos padrões estabelecidos. Inspirado na coreografia de Anne Teresa de Keersmaeker, Rosas Danst Rosas, o trabalho experimenta as possibilidades da dança para o video.
Ficha técnica
Título: Equação
Ano de produção: 2019
Estreia: 19 de setembro de 2019, Vancouver
Direção: Allan Diniz e Dayana Ferreira
Intérpretes criadoras: Ana Beatriz, Brisa Vitoria, Julie Segundo e Leeh Santos
Duração: 04m:18s
País: Brasil
Ficha técnica
Título: 8 variações
Ano de produção: 2019
Estreia: 19 de setembro de 2019, Vancouver
Direção: Allan Diniz e Dayana Ferreira
Intérpretes criadores: Alicy Ferreira, Ana Crisley, Ana Gabriela, Ana Karla, Ana Lara, Ana Luizy, Deylane Belchior, Gabrielly Vitória, Domitilia Isabely, Iane Elen, Kailany Gonçalves, Maitê Ximenes, Maria Eduarda Araújo, Maria Eduarda Gomes, Maria Gabrielle, Maria Luisa, Raíssa Nunes, Saulo Rodrigues, Stella Campelo
Duração: 04m:55s
País: Brasil
“Equação” retrata uma sociedade em que pessoas são programadas em laboratório e é inspirado no universo da ficção científica, evocando clássicos como Admirável Mundo Novo, de George Orwell. Apresenta-se como um videodança e experimenta a sutileza do corpo em movimento em conexão com a camera, admitida em alguns momentos como uma quarta bailarina. Este video foi criado com jovens bailarinos durante oficina realizada pelo Laboratório de Dança e Multimídia da Universidade Federal do Ceará em parceria com a Escola Pública de Dança da Vila das Artes, em Fortaleza.
“8 variações” potencializa o movimento por meio do som, através de variações de ritmo, andamento e paisagens sonoras, propondo novas maneiras de encontrar dinâmica dentro da repetição. O empoderamento feminino é disparador conceitual para criação de gestualidades e imaginários destoantes dos padrões estabelecidos. Inspirado na coreografia de Anne Teresa de Keersmaeker, Rosas Danst Rosas, o trabalho experimenta as possibilidades da dança para o video. O filme foi criado com jovens bailarinos durante oficina realizada pelo Laboratório de Dança e Multimídia da Universidade Federal do Ceará em parceria com a Escola Pública de Dança da Vila das Artes, em Fortaleza.