Edisca faz temporada de duas semanas no Teatro do Shopping Via Sul com o espetáculo Religare

Eu lembro a primeira vez que vi um espetáculo da Edisca: Balé do Jangurussu, nos meus 15 saudosos anos (é o novo!), pois bem, depois de 20 anos a companhia segue linda, com espetáculos aplaudidos em todo o mundo. O mais recente chega a Fortaleza em setembro, é o Religare, que será apresentado de 4 a 6 e de 11 a 13 de setembro, no Teatro do Shopping Via Sul.

edisca 12

No palco, 39 bailarinos da Edisca dançam entre imagens icônicas de peso e leveza, ora na pele de anjos humanizados e divindades estilizadas, ora na condição-limite de inferioridade e apagamento de presidiários aniquilados em rebeliões ou índios massacrados pelas leis do capital. Recobrindo o todo, a força vital e a força mística de múltiplas etnias, seus exercícios de espiritualidade, modos de transcendência, reverência e comunicação com processos subjetivos de ressignificação da realidade se encontram nos rituais, cerimônias religiosas e estados de transe.

Em Religare, os coreógrafos Dora e Gilano Andrade reativam a memória ancestral para pensar, sob holofotes, a depreciação da vida no presente. Lado a lado, criam coreografias entrelaçadas e complementares: se dele vem a dança cáustica e crítica frente ao esgotamento dos modelos civilizatórios que, em escala planetária, dão a ver paisagens de abandono, desolação, miséria e sofrimento, dela vem o sentido de redenção e o acento de esperança colados a cada giro, cada gesto, cada salto que se anunciam como promessas para a conquista individual e coletiva de planos existenciais mais intuitivos, fluidos, porosos, translúcidos e iluminados.

edisca 6

O espetáculo conta com a força de órgãos como Ministério da Cultura; Instituto Ayrton Senna e a Edisca, com o patrocínio do M. Dias Branco; Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult); Casa Civil; Apiguana; C.Rolim; Esmaltec; SESI; Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Casa Pio; Acal; Ibyte; Newland; Naturágua e Comercial Maia.

Para realçar o uno e o transcendental no humano, a cor branca prevalece sobre os figurinos do espetáculo. Partindo de uma base neutra e de um corpete comum, a ideia original de Cláudia Andrade se apoia na sobreposição de peças e no toque criativo dos adereços, sobretudo os de mãos e cabeças, para conferir majestade às mais diversas representações do divino colocadas em cena, que vão desde orixás, xamãs, índios e espíritos da floresta até a releitura da própria imagem de Nossa Senhora.

edisca 1

Assinando a adereçaria, Gil Braga enfatiza o trabalho em torno da miríade de cores visíveis e invisíveis refratadas através do branco, o que remete justamente à pluralidade de olhares que diferentes civilizações e etnias fundam diante do mistério da criação e de um plano de imanência. Assim, seu desafio foi cruzar ancestralidade e contemporaneidade a partir de materiais sintéticos capazes de gerar texturas e volumes em torno de corpos enredados por elásticos, onde frisos e listras tanto podem remeter a armaduras medievais como às pinturas tribais dos povos antigos.

edisca 21

Com 45 minutos de duração, Religare também concentra na musicalidade sua potência de revisão e reconexão com os estados fundamentais da alma. Coube a Manassés de Sousa (o mesmo que já assinou o espetáculo “Duas Estações”, que também assisti maravilhada) o trecho autoral que casa o erudito à música oriental e enseja toda a montagem combinatória de timbres étnicos responsáveis pela atmosfera imemorial e o sabor arcaico do balé.

Sobre a Edisca

Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca) é uma organização formativa em Arte que tem o objetivo de promover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em circunstância de fragilidade social por meio de uma proposta educacional fundamentada na criatividade, inovação e diversidade. Já conheço há mais de vinte anos a companhia e sou encantada por tudo o que eles fazem. É tudo feito da alma, com o coração. Um ensaio foi realizado na segunda, 31, para imprensa e mostrou um pouco do que o espetáculo vai trazer:

Espetáculo Religare – Edisca

Local: Teatro do Shopping Via Sul

Endereço: Av. Washington Soares, 4335.

Data: 04 a 06 e 11 a 13 de setembro de 2015

Horários: Às sextas-feiras às 21h, sábados às 18h e 21h, e domingos às 18h e 20h

Duração: 45 minutos

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia).

Horário da Bilheteria 13h às 22h – de terça a domingo.

Bilheteria Via Sul: (85) 3048-1262

 

Espetáculo para apoiadores e parceiros:

03 a 04 e 10 a 11 de setembro de 2015

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA