Escola Porto Iracema das Artes realiza Semana da Visibilidade Trans

Apresentação artística e debates no Youtube e no Instagram acontecem de 27 a 29 de janeiro. Simultaneamente e até o dia 31, a Escola disponibiliza 11 filmes de curta e longa-metragem na “Mostra Transversa – Presenças Trans no Cinema Brasileiro” 

 

Desde 2004 se celebra, no Brasil, o Dia da Visibilidade Trans em 29 de janeiro. A data, criada a fim de chamar atenção para a luta por políticas públicas de saúde e contra a violência é, também, uma oportunidade de mostrar outras narrativas. A partir de diferentes perspectivas de artistas trans cearenses e de outras partes do País, o Porto Iracema das Artes realiza de 27 a 29 de janeiro a “Semana da Visibilidade Trans”, com uma programação inteiramente dedicada a debater o tema. 

A programação, em formato totalmente virtual, inclui apresentação de performance, debates ao vivo no Youtube e Instagram da Escola e a “Mostra Transversa – Presenças Trans no Cinema Brasileiro”, que se estende até o dia 31 de janeiro, disponibilizando 11 filmes que trazem o protagonismo trans no cinema brasileiro contemporâneo, por meio de seus personagens, atores, atrizes, temáticas e de autores e autoras trans por trás das câmeras. 

 

Performance e debates

A Semana da Visibilidade Trans no Porto Iracema das Artes começa na quarta-feira, dia 27, a partir das 18h, com a apresentação de “Estudo sobre Boi n° 1”. A performance é um experimento feito durante o processo da pesquisa “Comicidade e questões de gênero: corpos femininos e LGBTs na comicidade popular”, protagonizada por Hesse Santana, que, a partir das provocações da tutora Cibele Mateus, realiza um estudo cênico refletindo sobre o Boi e sua própria condição enquanto homem trans. 

 

A partir da performance, na sequência o tema “Gênero: a tradição e o contemporâneo” será debatido por Pedra Silva, artista multilingue da atual edição do Laboratório de Teatro, que se junta à artista visual Sy Gomes, do Laboratório de Artes Visuais, e a Hesse Santana, do Coletivo Yabás, também do Laboratório de Teatro 2020-2021. A exibição da performance e o bate-papo serão transmitidos no Canal do Porto Iracema no Youtube.  

 

Na quarta-feira, dia 28, os debates seguem no Instagram da Escola. A partir das 16h, uma edição especial do Entre Telas Artes Visuais, com o tema “Travestis não são gestadas em 9 meses”, recebe a travesti e artista visual Vita da Silva. Natural de Arneiroz, no Sertão dos Inhamuns, ela vai abordar como uma transição de gênero é também um percurso de vida e arte, uma disputa pelo direito a nomear-se de Travesti, junto a um movimento de narrativas contra-hegemônicas, passos de uma revolta em curso. A mediação será de Aline Albuquerque, coordenadora do Laboratório de Artes Visuais. 

 

Às 19h, no mesmo dia, o Entre Telas Música traz a cantora, compositora, atriz e intérprete trans não-binária, Moon Kenzo. Artista do Laboratório de Música com o projeto AMARGA, sob tutoria de Badsista, ela utiliza a metáfora do rio que corta sua cidade, o Acaraú, para discorrer sobre a trajetória trans em Sobral. A conversa “Transfluência – O rio do corpo como assentamento” será mediada por Mona Gadelha, coordenadora do Lab Música. 

 

Já na sexta-feira, 29, Dia da Visibilidade Trans, a programação inicia com o debate “Dramaturgias Trans no cinema e na internet”. O bate-papo vai reunir Faela Maya, mulher trans de Jaguaribe, interior cearense, que vem fazendo sucesso nas redes sociais com a web novela “Pobreza Brasil”, e a artista multilinguagem, curadora, mestra em Artes pela UFC, Noá Bonoba. O encontro será transmitido pelo Youtube do Porto Iracema, a partir das 15h, e terá mediação de Helena Vieira. 

 

A programação de debates será encerrada com a live “Presenças Trans no Cinema: Direção, Personagem e Atuação”, com a participação de Julia Katharine e Fabiana Camila Ferreira. Na conversa, também mediada por Helena Vieira, uma diretora-atriz e uma atriz-personagem dialogam a partir de suas experiências e posições no cinema. A invisibilidade histórica das pessoas trans, para além de ocultar as oportunidades, oculta também as realizações. Partindo dos filmes brasileiros “Fabiana”, “Tea for Two” e de outras experiências que conjugam a arte e a vida, as convidadas vão discutir com o público sobre atuação, direção, a participação no mercado cinematográfico, e, principalmente, sobre as composições poéticas de si mesmas.

 

MOSTRA TRANSVERSA – PRESENÇAS TRANS NO CINEMA BRASILEIRO

 

Integrando a Semana da Visibilidade Trans no Porto Iracema das Artes, durante cinco dias, de 27 a 31 de janeiro, a Escola vai exibir online e de forma gratuita 11 filmes na “Mostra Transversa – Presenças Trans no Cinema Brasileiro”, apresentando um pequeno e importante panorama do protagonismo trans no cinema brasileiro contemporâneo, por meio de seus personagens, atores, atrizes, temáticas e de autores e autoras trans por trás das câmeras. Na programação, curtas e longas-metragens selecionados em festivais nacionais e internacionais de destaque, dedicados ou não ao gênero. 

 

Com curadoria de Lis Paim e Manoela Ziggiatti, com colaboração de Helena Vieira, os filmes serão disponibilizados sempre a partir das 10h, no site e pelas redes sociais da Escola, por 24 horas. “Meu corpo é político”, de Alice Riff, e “Vaca Profana” de René Guerra serão exibidos na quarta-feira, 27. Já na quinta, 28, será a vez de “Fabiana”, de Brunna Laboissière, e “Tea For Two”, de Julia Katharine. Na sexta, 29, teremos o longa “Indianara”, de Marcelo Barbosa e Aude Chevalier-Beaumel e os curtas “Preciso dizer que te amo”, de Ariel Nobre, e “Perifericu”, de Rosa Caldeira, Nay Mendl, Stheffany Fernanda e Vita Pereira. 

 

No sábado, 30, a “Mostra Transversa” segue com a exibição de “Limiar”, dirigido por Coraci Ruiz, e “Aqueles Dois”, de Émerson Maranhão. O domingo, 31, reserva ainda os filmes “Maria Luiza”, de Marcelo Diaz, e “Filme-Catástrofe”, de Gustavo Vinagre. 

 

SERVIÇO 

O quê: Semana da Visibilidade Trans no Porto Iracema das Artes  

Quando: 27 a 29 de janeiro 

Onde: Youtube e Instagram da Escola 

 

27 de janeiro | Quarta-feira 

Abertura da Semana da Visibilidade Trans

  • Apresentação da performance “Estudo sobre Boi n° 1”, com Hesse Santana (Coletivo Yabás)

  • Debate “Gênero: a tradição e o contemporâneo”, com Hesse Santana, Pedra Silva e Sy Gomes

18h > Youtube do Porto Iracema das Artes 

 

28 de janeiro | Quinta-feira

Entre Telas – Artes Visuais – “Travestis não são gestadas em 9 meses”

Com Vlita da Silva e mediação de Aline Albuquerque 

16h > Instagram @portoiracemadasartes

 

Entre Telas – Música – “Transfluência – O rio do corpo como assentamento”

Com Moon Kenzo e mediação de Mona Gadelha

19h > Instagram @portoiracemadasartes

 

29 de janeiro | Sexta-feira

Debate “Dramaturgias Trans no cinema e na internet”

Com Faela Maya e Noá Bonoba, mediação de Helena Vieira

15h > Youtube do Porto Iracema das Artes  

 

Debate “Presenças Trans no Cinema: Direção, Personagem e Atuação”

Com Julia Katharine e Fabiana Camila Ferreira, mediação de Helena Vieira

19h > Youtube do Porto Iracema das Artes  

27 a 31 de janeiro 

MOSTRA TRANSVERSA – PRESENÇAS TRANS NO CINEMA BRASILEIRO

De 27 a 31 de janeiro > Site e redes sociais da Escola

Filmes serão disponibilizados sempre a partir das 10h, por 24 horas.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA