Espetáculo NÒ faz temporada de apresentações no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

“Nò” entra em cartaz no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura durante o mês de Julho, trazendo o resultado da pesquisa que investigou as referências corporais, ritualísticas e mitológicas encontradas nas manifestações de culto das Umbandas e de um certo sincretismo (santo, orixá, caboclos).

Em 2018, Edivaldo Batista, Flávia Cavalcante e Marina Brizeno iniciaram um processo de imersão no universo das religiosidades de matriz afro, com estudos/leituras, visitas aos terreiros e rodas de conversa nesses espaços. Três linhas nortearam o processo de investigação/criação: A Festa, o Rito e o Mito. A Festa como elemento para a construção de um corpo brincante; O Rito como provocativo para a investigação dos materiais encontrados no processo ritualístico do Candomblé, Umbanda e Macumba: canto, elemento ritualísticos, espaço, chefias; e O Mito como meio para compreensão da natureza narrativas das entidades.

Foto: Tim Oliveira

Na obra, a plateia encontrará um roteiro cênico que parte dos elementos ritualísticos presentes nessas religiões, como o altar, a comida, a bebida, a vela, a relação física, e os pontos entoados. “Esses elementos que o público verá, estão ali ligados ao ritual, mas é importante esclarecer que é teatro, fruto de um processo de pesquisa. Não há transe ou incorporação, trata-se de uma encenação. A gente não entra no rito religioso, a gente entra no rito cênico”, ressalta Edivaldo Batista. O interesse inicial nos mitos dos Orixás – na perspectiva da literatura, a princípio, despertou a ideia de um lugar proporciona um processo criativo, a criação de uma dramaturgia, o treinamento de um ator, devido a sua complexidade. 

Sinopse

”Nò” é um mergulho poético, cênico e experiencial nas manifestações ritualísticas de matrizes afro-brasileiras, tendo como enfoque elementos de rito ligados a Umbanda e a Macumba, matrizes religiosas que constituem uma parte da memória cultural do país.
Flávia Cavalcante, Marina Brizeno e Edivaldo Batista Constroem um enredo cênico que tem como pontos de partidas: A festa, O rito e o Mito, como bases para a construção de um terreiro-Cênico. O trabalho estabelece uma conversa com uma corporeidade oriunda de corpos em estado de festa/transe que se observa nos lugares de ritos: Pretos Velhos, Exus, Cabocla. 

 

SERVIÇO:

NÒ 

Quartas de Julho (10, 17, 24, 31) 

Teatro Dragão do Mar 

Às 19hs 

Ingressos: $20 (inteira) | $10 (meia)

Capacidade: 80 lugares (plateia em cima do palco) 

Classificação: 16 anos 

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