Evento celebra 40 anos da Maison J. Regás

Neste dia 18 de novembro, será celebrado os 40 anos do início das atividades da Maison J. Regás – joalheria criada no Ceará, que marcou a história da jóia no estado.

JOAIS

O ano de 2015, marca os 40 anos da  J.Regás com o lançamento da coleção Duo, desenhada por Jussara e Joaquim Regás, que será realizada no Ideal, onde foi sua primeira exposição.

Na ocasião, Marcio Rezende e Banda irão se apresentar e haverá sorteio de uma joia. Ambientação fica por conta da arquiteta Márcia Andrea Vieira e  promoter Inara de Almeida comanda a lista vip.

A ideia do nome Duo surgiu da união de dois designers pai e filha para desenvolver uma coleção juntos em comemoração aos 40 anos da J.Regás. São duas formas diferentes de ver o mundo e transformar em uma só arte. O conceito da coleção está baseado nas formas geométricas, no minimalismo, nas texturas diferenciadas do ouro, com efeito martelado e enrugado. As pedras utilizadas nessa coleção são lapidadas de uma forma totalmente diferenciada e inusitada, com a presença dos tons azuis como lapis lazuli, opala profit, água marinha, tons alaranjados como citrinos, granadas, além da pedra da lua, greengold e outros.

História da J. Regás

A Maison J.Regás, hoje uma das mais bem sucedidas no ramo de jóias, surgiu em 1975, há 40 anos.

Joaquim Regás, o fundador, nasceu em Barcelona, no seio de uma família de joalheiros tradicionais da Catalunha, terra onde, na arte da joalheria, sempre floresceram inúmeros artistas de renome internacional, sendo ainda hoje referência nessa atividade.

No início, todo o trabalho de criação, produção e acabamento era realizado pelo próprio Joaquim. Regina, sua esposa, era responsável pela área comercial,  atendia as clientes em suas residências e na loja contígua ao seu domicílio. Foram anos de definição e aprimoramento do seu estilo. Aos poucos, a J. Regás ia conquistando seus clientes.

Em agosto de 1975, Joaquim realiza sua primeira exposição em Fortaleza: foi um sucesso, quase todas as peças foram comercializadas em apenas três dias. Em dezembro do mesmo ano, apresenta uma nova coleção, desta vez na Galeria Inês Fiúza. O êxito desta segunda exibição consolida a J. Regás como principal joalheria da cidade, na criação de peças exclusivas.

Com o tempo, a demanda foi crescendo, sentindo-se a necessidade de ampliar a produção. Joaquim começaria então a desempenhar o papel de mestre, formando artesãos na arte e na tradição da confecção de jóias. O apuro e a perfeição exigem anos de dedicação e aprendizado, mas o resultado foi uma equipe capaz de elaborar as mais finas peças.

Na década de 90, a Joalheria já é uma das mais respeitadas e tradicionais do Estado. Nessa época, Walter Regás, seu filho mais novo e natural sucessor na produção das jóias, começa a aprender com o pai os segredos da ourivesaria. Inicia com pequenos trabalhos e, aos poucos, adquirindo confiança e habilidade, executa em sua banca peças cada vez mais complexas.

Alguns anos depois, Jussara, a filha mais velha, que já se notabilizara pela aptidão para o design, passa a criar modelos para a marca J. Regas. Dotados de estilo diferenciado e grande personalidade, conquistam logo o apreço dos clientes. Jussara, atualmente, é responsável por mais da metade das criações que são destaque nas coleções de J. Regás.

Em 2000, Walter volta às origens e vai estudar joalheria em Barcelona, onde fica um ano se especializando na escola da Federação Catalã de Joalheiros.

Em 2004, a filha Uiara, que durante quase dez anos estivera morando em diversos países da Europa, conclui seu Máster em administração e retorna ao Brasil, assumindo a gestão administrativa e financeira da joalheria.

Com os filhos trabalhando a seu lado, Joaquim dispõe de mais tempo para se dedicar à criação e à pesquisa e, em 2005, inicia a preparação da sua coleção comemorativa de 30 anos.

O lançamento da coleção Reminiscências, em maio de 2006, marca o fechamento de um ciclo de 30 anos, construído com competência e criatividade, ao mesmo tempo em que começa a escrever outro, unindo técnica e beleza, requinte e qualidade, experiência e paixão.

 

Joaquim Regás

JOAQUEIM

Membro da 2ª geração de joalheiros da família, Joaquim Regás, aprendeu e desenvolveu o ofício no início da década de 50, com seu pai, Francisco Regás. A oficina se localizava na Via Laietana, n° 55, uma das principais avenidas de Barcelona.

As jóias, desenhadas pelo seu pai e executadas por uma equipe de exímios artesãos, eram expostas em uma loja inaugurada em 1933, em Mataró, pequena e agradável cidade de veraneio da costa do mar Mediterrâneo, próxima à cidade de Barcelona.

Joaquim, durante três anos, frequentou a Escola de Artes Suntuárias Massana, uma das mais bem conceituadas escolas de artes da cidade, onde, estudando e praticando modelagem, desenho e pintura, desenvolveu uma acurada sensibilidade no campo das artes aplicadas.

A profissão do pai foi também seguida por Rosa Maria Regás, irmã de Joaquim, que ainda hoje cria e executa peças de joalheria.

Na década de 60, Joaquim, de temperamento inquieto, decide viajar em busca do aperfeiçoamento da sua técnica. Vai à Suíça, país onde a criação e confecção de jóias atinge o mais alto grau de prestígio internacional. Joaquim fixa residência na cosmopolita cidade de Genebra e começa a trabalhar em uma das mais respeitadas empresas de jóias do mundo, a Weber Genève, na qual eram confeccionados modelos exclusivos para as mais renomadas casas do mundo de jóias, tais quais Vacheron, Rolex, Patek Philippe e Cartier.

Paralelamente, Joaquim se especializava em desenhos de jóias no Instituto Politécnico de Genève. Morando e trabalhando nesta cidade, tem a oportunidade de confeccionar várias jóias que conseguem ser exibidas na prestigiosa feira internacional de relógios e jóias de Basiléia.

Depois de morar dois anos e meio na Suíça, Joaquim decide novamente viajar e, em 1972, vem de navio para o até então distante e exótico Brasil. Após uma viagem de 13 dias pelo Atlântico, chega ao Rio de Janeiro e depara-se  com uma realidade que o surpreende: muita luz, muitas cores, um povo alegre e um país cheio de possibilidades. Ainda em meados de 72, começa a trabalhar como modelista e desenhista na H.Stern, uma das mais respeitadas joalherias, até hoje, no Brasil.

Em 1972, no Rio de Janeiro, conhece Regina Helena Fiúza Porto, que estava ali de férias, com quem se casa. Em 1973, nasce a primeira filha, Jussara Regás. Em 1975, muda-se do Rio de Janeiro para o Ceará e funda a J. Regás.

Durante 40 anos, Joaquim Regás desenvolve criações para a Maison J.Regás e atualmente coordena uma equipe de ourives junto com seu filho Walter Regás. Em 2006, lança a coleção Reminiscências, comemorativa de 30 anos da Maison.

Jussara Regás

JUSSARA REGAS

Jussara Regás representa a 3ª geração da família de ourives. Aprendeu o ofício com seu pai, Joaquim Regás e em cursos de design de jóias realizados no Brasil (Rio de Janeiro e Ceará). Desde sua infância, conviveu com o mundo das jóias e o ambiente em torno delas. Realizou inúmeras viagens de aprendizado a Europa (Barcelona, Paris, Londres, etc) que apuraram seu senso de estética e refinamento. Residiu no ano de 1996 em Barcelona, convivendo com seu avô joalheiro e sua tia Rosa Maria, da mesma profissão.

Em 1997, começa a trabalhar na Maison J. Regás, joalheria de sua família. Procura, no início, um conhecimento abrangente das diversas atividades que dão sustentação à produção de jóias. Contudo, no mesmo ano, começa a sua preparação na área de design. Em 1998, vêm à luz suas primeiras peças e, dotada de grande criatividade, não demoraria em assinar metade das criações da Maison. Em 2004, decide participar de seu primeiro concurso de Designer de Jóias, sendo premiada como uma das dez melhores designers do Brasil no XII Prêmio de designers de jóias promovido pelo IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais preciosos).

 

Durante sua carreira participou e visitou feiras nacionais e internacionais:
– Casa Cor São Paulo.
– Feira de artes na Daslu em dez/2008.
– Exposição de jóias com o grupo Joia Brasil durante o  LABRFF (Los Angeles Brazilian Film Festival) em março de 2009
– Baselworld 2014 – maior feira do setor de relojoaria e a joalheria, realizada na Basileia, Suiça.
– Dragão Fashion Brasil 2014 – Desfile em parceria com Kallil Nepomuceno para o Atelier Criativo Brasil, projeto realizado pelo SEBRAE.- Exposição na Casa Cor Ceará em 2014 para o Atelier Criativo do SEBRAE

Hoje, Jussara é uma designer reconhecida e suas criações são destaques nas coleções e exposições da Maison J. Regás.

Website: www.jregas.com.br

 

JR1 JUSSARA

 

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA