Férias no Dragão – Mirante das Artes Mostra Retroexpectativa terá 68 filmes de 16 países

O Cinema do Dragão exibe, de 16 a 29 de janeiro, a 6ª edição da mostra Retroexpectativa que, em 2020, terá 68 filmes de 16 países. Desse total, 31 são longas brasileiros. Entre os inéditos estão “Pacarrete”, “Três verões”, “A febre” e “Vitalina Varela”. O Cinema do Dragão também exibirá clássicos do cinema mundial em cópias restauradas e no suporte original 35mm.
A mostra contará com a presença de realizadores brasileiros como Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles, Allan Deberton e Sandra Kogut. Além disso, pelo quarto ano consecutivo, a Retroexpectativa realiza ações de formação em parceria com a escola Porto Iracema das Artes, oferecendo a oficina gratuita “Ateliê de crítica cinematográfica” entre os dias 20 e 24 de janeiro.
“A Retroexpectativa foi se estabelecendo como o momento mais importante do ano para o Cinema do Dragão. A mostra virou um marco cultural, é o momento em que vemos o ano que passou, que apresentamos uma série de filmes inéditos para a cidade e que podemos nos debruçar sobre a exibição dos clássicos. No ano passado tivemos quase cinco mil pagantes e esperamos poder ampliar esse número em 2020. Nesta edição, teremos 68 filmes, sendo 31 nacionais e vários locais. Pacarrete é o inédito mais importante do Ceará, mas temos uma lista bastante diversa”, detalha Pedro Azevedo, curador do Cinema do Dragão.
Veja abaixo a lista dos filmes selecionados.

MOSTRA RETROEXPECTATIVA 2019/2020
RETROSPECTIVA

BIXA TRAVESTY (2019)
Claudia Priscilla, Kiko Goifman
Documentário
Brasil – 75 min
18 anos
Sinopse: O corpo político de Linn da Quebrada, cantora transexual negra, é a força motriz do documentário, que captura a sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só por sua presença de palco inusitada, mas também por sua incessante luta pela desconstrução de estereótipos de gênero, classe e raça.

FEVEREIROS (2019)
Marcio Debellian
Documentário
Brasil – 75 min
Livre
Sinopse: A Mangueira foi campeã do carnaval 2016 com uma homenagem a Maria Bethânia, escolhendo como recorte principal a peculiar religiosidade da cantora, que é devota do catolicismo e do candomblé. O filme acompanha construção deste carnaval, desde os desenhos das primeiras alegorias até os desfiles na avenida, e segue viagem com Maria Bethânia para o Recôncavo baiano, participando de seu ambiente familiar, religioso e das festas da sua cidade natal, Santo Amaro, conhecendo o universo que inspirou o enredo e desvendando algumas influências do Recôncavo no surgimento do samba carioca.

AMA-SAN (2019)
Cláudia Varejão
Documentário
Japão – 112 min
Livre
Sinopse: Sem o auxílio de botija de ar ou outra ferramenta que potencie a capacidade de permanecer debaixo de água, todo o corpo é convocado a atingir o seu limite. Em Wagu, uma pequena vila piscatória da Península de Ise, Matsumi, Mayumi e Masumi mergulham diariamente sem saber o que irão encontrar. Os seus corpos delicados em terra dão lugar a caçadoras no mar. Estes mergulhos são dados no Japão há mais de 2000 anos pelas Ama-San.

FILHAS DO SOL (2019)
Eva Husson
Ficção
França – Bélgica – Geórgia – Suíça – 115 min
16 anos
Sinopse: Bahar é a comandante das Filhas do Sol, um batalhão composto apenas por mulheres curdas que atua ofensivamente na guerra do Curdistão. Ela e as suas soldadas estão prestes a entrar na cidade de Gordyene, local onde Bahar foi capturada uma vez no passado. Mathilde é uma jornalista francesa que está acompanhando o batalhão durante o ataque. O encontro entre as duas mulheres, dentro do cenário caótico que as cercam, irá mudar a vida de ambas permanentemente.

CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS (2019)
João Salaviza, Renée Nader Messora
Documentário
Brasil – Portugal – 114 min
Livre
Sinopse: Ihjãc é um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. Após a morte do pai, ele recusa-se a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo.

INFERNINHO (2019)
Guto Parente, Pedro Diógenes
Ficção
Brasil – 82 min
12 anos
Sinopse: Deusimar é a dona do Inferninho, bar que é um refúgio de sonhos e fantasias. Ela sonha em deixar tudo pra trás e ir embora para um lugar distante. Jarbas, o marinheiro que acabara de chegar, sonha em ancorar, fincar raízes. O amor que nasce entre os dois vai transformar por completo o cotidiano do bar e a vida dos seus funcionários: Luizianne, a cantora, Coelho, o garçom, e Caixa-Preta, a faxineira.

NO CORAÇÃO DO MUNDO (2019)
Gabriel Martins, Maurilio Martins
Ficção
Brasil – 122 min
16 anos
Sinopse: Na periferia de Contagem, Marcos busca uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar todos seus problemas. Para isso, ele precisa convencer sua namorada, Ana, a se juntarem a Selma e executarem o plano que pode mudar suas vidas para sempre.

A ÁRVORE DOS FRUTOS SELVAGENS (2019)
Nuri Bilge Ceylan
Ficção
Turquia – 188 min
14 anos
Sinopse: Sinan é um jovem apaixonado por literatura que sonha em ser escritor. No entanto, quando ele volta para a aldeia onde nasceu, entra em conflitos com seu pai apostador e endividado, com sua mãe, sua irmã, seu amor de infância e seus amigos. Tudo isso envolto em embates de gerações e costumes e dentro da cultura turca.

SYNONYMES (2019)
Nadav Lapid
Ficção
França – Israel – Alemanha – 123 min
18 anos
Sinopse: Yoav é um adolescente israelense que foge de seu país e parte para a França, onde vive em Paris enquanto esconde a sua identidade. Determinado a extinguir suas origens, seu principal companheiro é um dicionário de francês-hebreu.

IMAGEM E PALAVRA (2019)
Jean-luc Godard
Ficção
França – Suíça – 84 min
16 anos
Sinopse: Você ainda se lembra de como, há muito tempo, treinávamos nossos pensamentos? Na maioria das vezes nós começávamos por um sonho. Nos perguntávamos como, na escuridão total, cores de tal intensidade poderiam emergir dentro de nós. Em voz baixa e suave. Dizendo coisas boas. Questões surpreendentes, profundas e precisas. Imagem e palavra. Como um pesadelo escrito em uma noite tempestuosa. Sob os olhos ocidentais. Os paraísos perdidos. A guerra está aqui.

ASSUNTO DE FAMÍLIA (2019)
Hirokazu Koreeda
Ficção
Japão – 121 min
14 anos
Sinopse: Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha. A princípio eles relutam em abrigar a menina, mas a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta. Embora a família seja pobre, eles parecem viver felizes juntos até que um incidente revela segredos escondidos, testando os laços que os unem.

EU NÃO SOU UMA BRUXA (2019)
Rungano Nyoni
Ficção
Reino Unido – França – Zâmbia – 93 min
12 anos
Sinopse: Depois de um incidente banal em sua vila, Sulha, uma menina de 8 anos é acusada de bruxaria. Após um rápido julgamento, a garota se torna culpada e é levada em custódia pelo Estado, sendo exilada para um campo de bruxas no meio do deserto, onde ela irá aprender as regras da sua nova vida como bruxa.

TRÊS FACES (2019)
Jafar Panahi
Ficção
Irã – 101 min
14 anos
Sinopse: A renomada atriz Behnaz Jafari recebeu um vídeo desesperador com o pedido de ajuda de uma garota, proibida por sua família a dar sequência aos seus estudos no Conservatório de Teatro no Teerã. Behnaz abandona sua filmagem e se une ao cineasta Jafar Panahi para ajudar a resolver os misteriosos problemas da jovem. Eles viajam para a aldeia da menina, mas logo descobrem que a proteção de antigas tradições é tão generosa quanto a hospitalidade local.

AMOR ATÉ AS CINZAS (2019)
Jia Zhangke
Ficção
China – França – Japão – 137 min
12 anos
Sinopse: A jovem dançarina Qiao está apaixonada por Bin, um mafioso. Durante uma briga entre gangues rivais, ela dispara uma arma para proteger seu namorado. Essa prova de amor irá lhe custar cinco anos de prisão. Após a sua libertação, Qiao procura por Bin, e o relacionamento perigoso se inicia novamente.

VARDA POR AGNÈS (2019)
Agnès Varda
Documentário
França – 115 min
12 anos
Sinopse: De mãe da Nouvelle Vague a ícone feminista, a diretora Agnès Varda expõe seus processos de criação e revela sua experiência com o fazer cinematográfico. A cineasta dá um enfoque especial no método de storytelling que ela denomina de “cine-writing”, uma espécie de fórmula utilizada por ela na grande maioria de seus documentários e ficções, revisando a sua carreira de maneira única e emocionante, neste filme que encerra a sua carreira de 64 anos.

AMANDA (2019)
Mikhaël Hers
Ficção
França – 107 min
14 anos
Sinopse: O jovem David de vinte anos leva a vida de empregos temporários. Solitário e sonhador, ele se apaixona por Lena, uma vizinha recém-chegada. Sua vida muda de rumo quando sua irmã mais velha morre brutalmente. A partir desse lamentável evento, David se vê responsável a criação e educação de sua sobrinha de sete anos de idade, Amanda.

AZOUGUE NAZARÉ (2019)
Tiago Melo
Ficção
Brasil – 82 min
14 anos
Sinopse: Num imenso canavial que parece não ter fim, numa casa isolada, moram o casal Catita e Irmã Darlene. Catita esconde que participa do Maracatu. Darlene é fiel da igreja do Pastor Barachinha, um antigo mestre de maracatu convertido à religião evangélica, que se vê na missão de expulsar o demônio do Maracatu, evangelizando toda a cidade. Em meio ao canavial, um Pai de Santo pratica um ritual religioso com cinco caboclos de lança. Os caboclos ganham poderes, incorporam entidades e desaparecem. A cidade de Nazaré da Mata testemunha acontecimentos misteriosos.

A CIDADE DOS PIRATAS (2019)
Otto Guerra
Ficção
Brasil – 83 min
16 anos
Sinopse: Inspirado nos famosos quadrinhos da cartunista Laerte. A história mescla a jornada de transição da artista e do diretor, que encara a morte após ser diagnosticado com câncer. Cria-se, então, um abismo caótico entre ficção e realidade na animação mais louca de todos os tempos.

O IRLANDÊS (2019)
Martin Scorsese
Ficção
Estados Unidos – 209 min
16 anos
Sinopse: Um dos grandes mistérios não resolvidos da história americana – o desaparecimento do lendário líder sindical Jimmy Hoffa – se transforma em uma jornada monumental pelos corredores do crime organizado nos Estados Unidos durante o pós-guerra: seus mecanismos, rivalidades e associações políticas. Tudo sob a perspectiva do veterano da Segunda Guerra Mundial Frank Sheeran, um assassino profissional que trabalhou ao lado de algumas das personalidades mais marcantes do século XX.

DOIS PAPAS (2019)
Fernando Meirelles
Ficção
Reino Unido – Itália – Argentina – Estados Unidos – 126 min
14 anos
Sinopse: Buenos Aires, 2012. O cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Ao chegar, eles iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um.

SÓCRATES (2019)
Alex Moratto
Ficção
Brasil – 74 min
16 anos
Sinopse: Depois da morte de sua mãe, o jovem Sócrates (Christian Malheiros), que foi criado apenas por ela durante os últimos tempos, precisa fazer tudo o que for possível para que consiga sobreviver na realidade da miséria, somado com o preconceito por ser homossexual. Seus valores e ideais são colocados na balança com o medo de não conseguir se virar sozinho.

ANTÓNIO UM DOIS TRÊS (2019)
Leonardo Mouramateus
Ficção
Portugal – Brasil – 95 min
14 anos
Sinopse: António é um jovem que, após passar a noite fora de casa, é cobrado pelo pai devido a uma carta anônima que recebeu, dizendo que o filho abandonou a faculdade há cerca de um ano. Diante da situação, António foge de casa e encontra refúgio na casa de Mariana, uma ex-namorada. Lá ele conhece Débora, uma brasileira que alugou um quarto por um único dia, com quem acaba se envolvendo.

RAFIKI (2019)
Wanuri Kahiu
Ficção
Quênia – França – África do Sul – 82 min
14 anos
Sinopse: Criadas para serem boas esposas e mães, Kena e Ziki anseiam por algo mais. Apesar da rivalidade política entre suas famílias, as garotas resistem e continuam sendo amigas próximas, apoiando-se mutuamente para perseguir seus sonhos em uma sociedade conservadora. Quando o amor floresce entre elas, as duas serão forçadas a escolher entre felicidade e segurança.

O CLUBE DOS CANIBAIS (2019)
Guto Parente
Ficção
Brasil – 81 min
18 anos
Sinopse: Otavio e Gilda são membros do secreto e perigoso Clube dos Canibais. Quando Gilda acidentalmente descobre um segredo de Borges, um poderoso congressista e líder do Clube, ela acaba colocando sua vida e a de seu marido em perigo.

A SOMBRA DO PAI (2019)
Gabriela Amaral Almeida
Ficção
Brasil – 92 min
16 anos
Sinopse: Dalva, uma menina de 9 anos, se torna responsável por sua casa quando seu pai, o pedreiro Jorge, fica doente. Órfã de mãe, ela precisa deixar de lado a infância para cuidar do pai, que por sua vez, tem que lidar com a frustração de perder aspectos de sua paternidade.

GRETA (2019)
Armando Praça
Ficção
Brasil – 97 min
18 anos
Sinopse: Pedro é um enfermeiro de 70 anos que trabalha em um hospital público de Fortaleza. Sua melhor amiga é Daniela, artista transexual que enfrenta graves problemas de saúde. Quando ela precisa ser internada, mas não encontra leito disponível, Pedro sequestra um paciente recém-chegado, Jean, e o abriga em sua casa. Inicialmente, o enfermeiro tem medo do rapaz agressivo, que se esconde da polícia por ter assassinado um homem a facadas. Depois, nasce entre eles uma relação de cumplicidade e afeto.

PARASITA (2019)
Bong Joon-ho
Ficção
Coreia do Sul – 132 min
16 anos
Sinopse: Todos os quatro membros da família Ki-taek estão desempregados, porém uma obra do acaso faz com que o filho adolescente comece a dar aulas privadas de inglês à rica família Park. Fascinados com o estilo de vida luxuoso, os quatro bolam um plano para se infiltrar nos afazeres da casa burguesa. É o início de uma série de acontecimentos incontroláveis dos quais ninguém sairá ileso.

O MAL NÃO ESPERA A NOITE – MIDSOMMAR (2019)
Ari Aster
Ficção
Estados Unidos – 157 min
18 anos
Sinopse: Após vivenciar uma tragédia pessoal, Dani (Florence Pugh) vai com o namorado Christian (Jack Reynor) e um grupo de amigos até a Suécia para participar de um festival local de verão. Mas, ao invés das férias tranquilas com a qual todos sonhavam, o grupo vai se deparar com rituais bizarros de uma adoração pagã.

CAFARNAUM (2019)
Nadine Labaki
Ficção
Líbano – 121 min
16 anos
Sinopse: Zain é um menino de 12 anos que se comporta como adulto devido ao sofrimento que passou: fugiu dos pais abusivos, foi morar nas ruas, cuidou da refugiada Rahil e de seu bebê e foi preso por um crime violento. O garoto, então, decide entrar nos tribunais com um processo contra seus pais, acusando-os do “crime” de lhe dar a vida.

ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD (2019)
Quentin Tarantino
Ficção
Estados Unidos – 161 min
16 anos
Sinopse: Los Angeles, 1969. A história do astro de TV Rick Dalton e seu dublê de longa data Cliff Booth, que traçam seu caminho em meio à uma indústria que eles nem mesmo reconhecem mais.

EM TRÂNSITO (2019)
Christian Petzold
Ficção
Alemanha – França – 101 min
12 anos
Sinopse: Quando Georg (Franz Rogowski) tenta fugir da França após a invasão nazista, ele rouba os manuscritos de um autor falecido e assume sua identidade. Preso em Marseille, acaba conhecendo Marie (Paula Beer), que está desesperada para encontrar seu marido desaparecido – o mesmo que ele está fingindo ser. Para complicar ainda mais, ele começa a se apaixonar por ela.

UMA MULHER ALTA (2019)
Kantemir Balagov
Ficção
Rússia – 130 min
16 anos
Sinopse: 1945, Leningrado. A Segunda Guerra Mundial devastou a cidade, demolindo seus edifícios e deixando seus cidadãos em farrapos, física e mentalmente. Duas jovens procuram por significado e esperança na luta para reconstruir suas vidas.

AQUELES QUE FICARAM (2019)
Barnabas Toth
Ficção
Hungria – 83 min
12 anos
Sinopse: O processo de cura dos sobreviventes do Holocausto através dos olhos de Klara, uma jovem húngara, de 16 anos, que vive relutantemente com sua tia-avó, esperando que seu pai e sua mãe retornem. Ela conhece Aldo, um médico de 42 anos, que vive uma vida solitária em Budapeste, após sobreviver a campos de concentração. Os dois logo encontram algo um no outro que tem estado ausente em suas vidas.

RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS (2019)
Céline Sciamma
Ficção
França – 122 min
16 anos
Sinopse: Na França do século XVIII, Marianne é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.

NÓS (2019)
Jordan Peele
Ficção
Estados Unidos – 120 min
16 anos
Sinopse: Adelaide retorna à casa de verão de sua infância com seu marido Gabe e seus dois filhos para descansar. Assombrada por um trauma inexplicável e não resolvido de seu passado e agravada por uma série de coincidências estranhas, ela vê sua paranoia se elevar quando sente que algo ruim vai acontecer com sua família. Quando a escuridão cai, os Wilsons descobrem a silhueta de quatro figuras iguais a eles de mãos dadas.

DOR E GLÓRIA (2019)
Pedro Almodóvar
Ficção
Espanha – 113 min
16 anos
Sinopse: Salvador Mallo é um melancólico cineasta em declínio que se vê obrigado a pensar sobre as escolhas que fez na vida quando seu passado retorna. Entre lembranças e reencontros, ele reflete sobre sua infância na década de 1960, seu processo de imigração para a Espanha, seu primeiro amor maduro e sua relação com a escrita e com o cinema.

TEMPORADA (2019)
André Novais Oliveira
Ficção
Brasil – 113 min
12 anos
Sinopse: Juliana está se mudando de Itaúna para a periferia de Contagem, em Belo Horizonte, para trabalhar no combate às endemias na região. Em seu novo trabalho, ela enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande.

ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR (2019)
Marcelo Gomes
Documentário
Brasil – 85 min
10 anos
Sinopse: A cidade de Toritama é um microcosmo do capitalismo. A cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal. Os locais trabalham sem parar e os moradores são orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. Durante o Carnaval – o único momento de lazer do ano, eles transgridem a lógica da acumulação de bens, vendem seus pertences e fogem para as praias atrás de felicidade. Com a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa.

LEMBRO MAIS DOS CORVOS (2019)
Gustavo Vinagre
Documentário
Brasil – 84 min
14 anos
Sinopse: Durante uma crise de insônia, Julia Katharine, uma mulher transexual, conta a história de sua vida através de um monólogo.

LOS SILENCIOS (2019)
Beatriz Seigner
Ficção
Brasil – Colômbia – França – 89 min
12 anos
Sinopse: Amparo precisa lidar com o desaparecimento da filha e do marido enquanto espera seus documentos para passar pela fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru, fugindo dos conflitos armados na região.

DIVINO AMOR (2019)
Gabriel Mascaro
Ficção
Brasil – 101 min
18 anos
Sinopse: Brasil, 2027. Uma devota religiosa usa seu ofício num cartório para tentar dificultar os divórcios. Enquanto espera por um sinal divino em reconhecimento aos seus esforços é confrontada com uma crise no seu casamento que termina por deixá-la ainda mais perto de Deus.

VERMELHO SOL (2019)
Benjamin Naishtat
Ficção
Brasil – Argentina – França – Holanda – Alemanha – 119 min
14 anos
Sinopse: Em meados da década de 1970, uma onda de violência política sem precedentes começa a se desenrolar na Argentina. Isso, no entanto, parece ter pouco efeito em uma pequena cidade rural onde Dario, um advogado bem conhecido, leva uma vida tranquila com sua família. O curso normal das coisas é interrompido quando Dario entra em uma discussão acalorada que fica fora de controle.

BACURAU (2019)
Juliano Dornelles, Kleber Mendonça Filho
Ficção
Brasil – 132 min
16 anos
Sinopse: Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, os habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

A NOITE AMARELA (2019)
Ramon Porto Mota
Ficção
Brasil – 102 min
12 anos
Sinopse: Um grupo de adolescentes viaja para uma pequena ilha na costa do Nordeste brasileiro para celebrar o fim do último ano escolar. No entanto, a festa acaba no primeiro anoitecer após um estranho acontecimento com o grupo.

A ROSA AZUL DE NOVALIS (2019)
Gustavo Vinagre, Rodrigo Carneiro
Documentário
Brasil – 70 min
18 anos
Sinopse: Marcelo é um dândi na faixa dos seus 40 anos que possui uma memória fora do comum. Ele é capaz de reviver memórias familiares distantes com perfeição e diz recordar de suas vidas passada detalhadamente: em uma delas, ele foi Novalis, um poeta alemão que perseguia uma rosa azul incessantemente. No entanto, Marcelo ainda não descobriu o que persegue em sua existência atual.

O FAROL (2019)
Robert Eggers
Ficção
Canadá – Estados Unidos – 110 min
16 anos
Sinopse: Início do século XX. Thomas Wake, responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.

A VIDA INVISÍVEL (2019)
Karim Aïnouz
Ficção
Brasil – 145 min
16 anos
Sinopse: Rio de Janeiro, 1950. Eurídice, 18, e Guida, 20, são duas irmãs inseparáveis. Ambas têm um sonho: uma, se tornar uma pianista profissional; a outra, encontrar o amor verdadeiro. As duas são separadas pelo pai e forçadas a viver distantes. Sozinhas, elas irão tomar as rédeas dos seus destinos, enquanto nunca desistem da esperança de se reencontrar.

UM ELEFANTE SENTADO QUIETO (2019)
Hu Bo
Ficção
China – 230 min
14 anos
Sinopse: Para proteger um amigo, o jovem Wei Bu empurra o valentão da escola escada abaixo e foge do local após o garoto ser hospitalizado com risco de vida. Wang Jin, um vizinho de 60 anos, vive em conflito com seu filho e nora que querem colocá-lo em um asilo fétido e decide se juntar a Wei. Além disso, Huang Ling, a melhor amiga e colega de classe de Wei Bu, está atormentada por manter um caso com o vice-diretor da escola. Desesperados, os três decidem fugir juntos.

LONGA JORNADA NOITE ADENTRO (2019)
Bi Gan
Ficção
China – França – 140 min
12 anos
Sinopse: Luo Hongwu retorna a Kaili, cidade natal de onde havia fugido há vários anos. Começa, então, sua busca pela mulher amada e nunca esquecida. Ela disse que se chamava Wan Quiwen.

O FIM DA VIAGEM, O COMEÇO DE TUDO (2019)
Kiyoshi Kurosawa
Ficção
Japão – Uzbequistão – Catar – 120 min
12 anos
Sinose: A jovem japonesa Yoko está com sua pequena equipe de TV no Uzbequistão para filmar um novo episódio para o programa de variedades que apresenta. Yoko tem um jeito discreto e tímido, mas os desafios culturais e pessoais que ela experimentará ao longo da viagem mudam sua visão da vida.

FOURTEEN (2019)
Dan Sallitt
Ficção
Estados Unidos – 94 min
12 anos
Sinopse: Mara e Jo são melhores amigas desde os 14 anos. Jo, a mais extrovertida, é assistente social, e vive uma série de relacionamentos breves, sempre intensos. Mara tem uma personalidade mais reservada, é professora assistente, e sua vida romântica é dos pequenos casos, até conhecer Adam. Jo apresenta uma certa instabilidade emocional. Ao longo de mais de uma década, Mara às vezes tenta ajudar, às vezes recua para se preservar, mas nunca deixa para trás sua poderosa conexão afetiva com Jo.

EXPECTATIVA

O JOVEM AHMED
Jean-Pierre e Luc Dardenne
Ficção
Bélgica – França – 84 min
14 anos
Sinopse: Ahmed é um jovem muçulmano de 13 anos que vive na Bélgica. Seguindo as palavras de um imã local, e inspirado nos passos do primo extremista, ele começa a rejeitar a autoridade da mãe e da professora. Quando se convence de que a professora é uma pecadora por ministrar um curso de árabe sem utilizar o Corão, Ahmed decide matá-la para impressionar os líderes religiosos e agradar a Alá. Depois do ato, o adolescente precisa lidar com as consequências de seu crime, e com as tentações da vida, ao encontrar o seu primeiro amor.

CASA
Letícia Simões
Documentário
Brasil – 93 min
12 anos
Sinopse: O retorno de uma filha ausente – afastada por medo de uma crise de sua mãe bipolar– à cidade onde ela nasceu é o gatilho para uma reaproximação familiar.

A FEBRE
Maya Da-Rin
Ficção
Brasil – 98 min
12 anos
Sinopse: Justino, um indígena Desana de 45 anos, trabalha como vigia no porto de cargas. Desde a morte de sua esposa, sua principal companhia é sua filha mais nova com quem vive em uma casa na periferia. Enfermeira em um posto de saúde, Vanessa é aceita para estudar medicina em Brasília e terá que partir em breve. Como o passar dos dias, Justino é tomado por uma febre forte. Entre a opressão da cidade e a distância de sua aldeia na floresta, Justino já não pode suportar uma existência sem lugar.

SEM SEU SANGUE
Alice Furtado
Ficção
Brasil – 104 min
16 anos
Sinopse: Silvia é uma jovem introvertida que possui completo desinteresse pela própria rotina. Ela acredita ter encontrado em Artur um sentimento que a faz sentir-se mais viva e menos tímida. Apesar de ser hemofílico, a sua força e vitalidade deixam Silvia completamente encantada, mas um grave acidente pode complicar ainda mais as coisas.

VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI
Ken Loach
Ficção
Reino Unido – França – Bélgica – 101 min
16 anos
Sinopse: Ricky, Abby e seus dois filhos vivem em Newcastle. A família é unida e os pais dão duro. Enquanto Abby trabalha diligentemente cuidando de idosos, Ricky só consegue trabalhos mal pagos. Eles percebem que nunca se tornarão independentes ou mesmo donos de sua própria casa. Até que uma oportunidade real parece ser oferecida pela revolução digital. Abby vende seu carro para que Ricky possa comprar uma van e se tornar um motorista de entregas por conta própria. Mas os excessos deste novo mundo terão grandes repercussões em toda a família.

TRÊS VERÕES
Sandra Kogut
Ficção
Brasil – França – 93 min
14 anos
Sinopse: Através do olhar de Madá (Regina Casé), uma caseira num condomínio de luxo à beira mar, acompanhamos o desmantelamento de uma família em função dos dramas políticos que abalaram o país durante três anos consecutivos (2015, 2016 e 2017).

CHÃO
Camila Freitas
Documentário
Brasil – 110 min
Livre
Sinopse: Durante quatro anos, a diretora Camila Freitas acompanhou um grupo de trabalhadores que ocupou parte das terras de uma usina de cana-de-açúcar endividada, no sul de Goiás. Acampadas, essas pessoas constroem um refúgio de agroecologia, reflexão política e resiliência diária.

ANTOLOGIA DA CIDADE FANTASMA
Denis Côté
Ficção
Canadá – 97 min
14 anos
Sinopse: Em uma pequena e distante cidade do interior do Canadá, um homem morre em um acidente de carro sob circunstâncias misteriosas. Enquanto os poucos habitantes do local permanecem relutantes em debater as possíveis causas da tragédia, a família do falecido e o prefeito Smallwood começam a perceber estranhos e atípicos eventos que mudam suas concepções de realidade.

VITALINA VARELA
Pedro Costa
Ficção
Portugal – Cabo Verde – 124 min
14 anos
Sinopse: Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião.

INAUDITO
Gregório Gananian
Documentário
Brasil – 88 min
10 anos
Sinopse: Nascido na China, Lanny Gordin fez carreira como músico no Brasil durante as décadas de 60 e 70. Neste período, trabalhou em discos e shows de Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Jards Macalé e outros ícones da música popular brasileira. O ostracismo veio no final da década de 70, associado ao desenvolvimento de esquizofrenia. Aos 65 anos, Lanny relata sua chegada ao país e revela seus pensamentos sobre a vida e, especialmente, sua relação com a música.

FÉ E FÚRIA
Marcos Pimentel
Documentário
Brasil – 103 min
12 anos
Sinopse: O documentário acompanha os conflitos religiosos existentes em favelas e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. O crescimento exponencial das igrejas evangélicas e a sua relação com traficantes que comandam as comunidades tem provocado um desequilíbrio de forças religiosas nos morros e favelas, resultando em inúmeros casos de intolerância religiosa que interferem não somente na prática de cultos, mas também na estruturação do território e no comportamento de seus habitantes.

PACARRETE
Allan Deberton
Ficção
Brasil – 97 min
10 anos
Sinopse: Russas, interior do Ceará. Pacarrete é uma professora de dança aposentada que vive com a irmã Chiquinha e tem Maria como empregada doméstica. Rigorosa e ranzinza, ela vive limpando a calçada e brigando com quem passa por ela. Seu grande sonho é estrelar um balé para a população local durante a grande festa da cidade que está prestes a acontecer. Para tanto, ela manda confeccionar uma nova roupa de bailarina ao mesmo tempo em que tenta convencer a prefeitura de seu show. Entretanto, a falta de interesse da população em geral por espetáculos do tipo logo se torna um grande oponente.

CLÁSSICOS

AS DIABÓLICAS (1955)
Henri-Georges Clouzot
Ficção
França – 117 min
12 anos
Sinopse: Michel Delassalle dirige com mão de ferro um pensionato para meninos, assistida por sua doce esposa Christina. Ele tem por amante Nicole Horner, professora da instituição. Cansadas do despotismo de Michel, as duas mulheres associam-se para assassinar o odioso personagem. Alguns dias depois do crime, o cadáver desaparece.

O SALÁRIO DO MEDO (1953)
Henri-Georges Clouzot
Ficção
França – Itália – 156 min
14 anos
Sinopse: Las Piedras é um vilarejo controlado pela Southern Oil Company (S.O.C.) que está tomado pela pobreza. Quando um incêndio é iniciado num poço de petróleo perto do lugar, o presidente da S.O.C emprega um grupo de homens para ir ao local de caminhão e prevenir novos acidentes. O verdadeiro problema surge quando obstáculos começam a aparecer, sendo o primeiro uma íngreme montanha.

O PLANETA FANTÁSTICO (1973)
René Laloux
Ficção
França – Tchecoslováquia – 72 min
Livre
Sinopse: No planeta Yagam vivem humanóides chamados de Oms, que são escravos (ou animais de estimação) dos Draggs, uma raça de gigantes com mais de dez metros de altura, olhos vermelhos e pele azul. O planeta é um lugar indefinido onde os homens parecem insetos aos olhos dos Draggs.

O DESPREZO (1963)
Jean-luc Godard
Ficção
França – Itália – 105 min
16 anos
Sinopse: Na Itália uma equipe grava sob direção de Fritz Lang um filme baseado na Odisseia, de Homero. Camille é casada com Paul, um escritor que foi contratado pelo produtor americano Jeremy para escrever o roteiro por 10 mil dólares. O desprezo de Camille começa quando ela passa a acreditar que o marido tentou vendê-la ao produtor, quando ele insiste para que a bela mulher fique sozinha com Jeremy. Uma série de mal-entendidos faz com que a relação do casal vá se fragmentando.

SUPEROUTRO (1989)
Edgar Navarro
Ficção
Brasil – 48 min
16 anos
Sinopse: Um louco e pobre mendigo jogado nas ruas de Salvador tenta, de todas as maneiras, libertar a si mesmo da miséria que o acompanha durante toda sua vida, realizando atos tresloucados pela cidade. Certo dia, ele decide dar uma chance para a realização de seu sonho: tentar voar pelas ruas da cidade como faria um verdadeiro super-herói.

Serviço:
Mostra Retroexpectativa
Cinema do Dragão (Salas 1 e 2), das 14h às 22h, de segunda a sexta.
R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia)
Terça-feira promocional: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Clássicos: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA