Um estúdio fitness diferente da imagem das academias tradicionais, que lança mão da tecnologia para potencializar resultados. É com essa proposta que a Tecfit – Academia sem pesos – chegou a Fortaleza, em junho deste ano. O espaço oferece, exclusivamente, a tecnologia XBody, máquina capaz de acionar, simultaneamente, cerca de 350 músculos, proporcionando, em 20 minutos, uma carga de exercícios físicos equivalente a duas horas de musculação. À frente da unidade estão os médicos Wanessa e Paulo Guedes.
Para o treino, os alunos usam coletes de neoprene com eletrodos em locais específicos que, ligados a equipamentos de treinamento europeu XBody de última tecnologia, estimulam a musculatura escolhida pelo professor. Por baixo do colete, blusa e legging de malha especial, também exclusiva da TecFit.
Ao longo de 20 minutos, o aluno é orientado por um profissional de Educação Física, capacitado e certificado pelo Tecfit Institute para manipular o aparelho e identificar a estimulação do grupo muscular ideal. Ainda que estimule vários músculos simultaneamente, o equipamento pode ser programado para dar ênfase ao grupo muscular correspondente ao exercício que será feito.
Ao comando do professor, o aluno realiza movimentos que contraem as fibras musculares de forma voluntária, cabendo ao equipamento trabalhar as contrações involuntárias. Assim, é capaz de atingir de forma profunda e precisa diversos grupos musculares, mas sem risco de lesão, além de haver o diferencial de não utilizar pesos.
Por proporcionar qualidade nos estímulos de contração ou treino muscular de nível profissional, a recomendação é de uma a três sessões semanais, em dias alternados.
Tecnologia
Desenvolvida na Alemanha, em 2007, e produzida na Hungria, a tecnologia XBody está consolidada na Europa e em países latino-americanos como México e Colômbia. Presente em mais de 50 países, começou a ser comercializada no Brasil no fim de 2016. Desde então, são mais de 40 unidades Tecfit, com ótima aceitação no público acima de 30 anos, com alto padrão de vida.
A TecFit Aldeota conta ainda com a tecnologia Bodygee de avaliação física e postural. Criada na Suíça, essa técnica consiste na captura de imagens em 3D do corpo de quem está sendo avaliado, por meio de uma plataforma giratória e duas câmeras, sendo uma delas com infravermelho, permitindo a visualização da silhueta como se fosse um Avatar.
Assim, é possível avaliar de forma rápida, precisa e sem contato físico, a composição corporal, postura, o risco que uma pessoa tem de desenvolver uma doença cardiovascular através de dados coletados referentes a relação cintura-quadril, além da verificação dos percentuais de massa muscular e gordura.
Estrutura
Localizado na Aldeota, o estúdio tem cerca de 200 m² foi projetado pela TRÊ Arquitetura de forma que atendesse os diferenciais do público frequentador. Em lugar dos tradicionais vestiários coletivos, optou por quatro banheiros amplos e privativos, onde estão disponíveis toalhas esterilizadas, equipamentos para secar o cabelo e linha completa de produtos de higiene. Há ainda guarda-volumes individuais com senhas eletrônicas.
A sala de treino atende no máximo 4 alunos simultaneamente, assegurando que os protocolos de segurança e higiene sejam cumpridos, além de contar com treinos individualizados e personalizados de acordo com os objetivos de cada um. O espaço conta ainda com irrigação especial para a hidratação dos coletes, antes de cada sessão.
Público-alvo
Inicialmente, a tecnologia XBody foi utilizada por atletas de ponta, como os jogadores do Real Madrid, para potencializar tratamentos e treinos. Em pouco tempo, conquistou adeptos interessados em melhorar o condicionamento físico, tonificar a musculatura, emagrecer ou reabilitar-se de lesões.
Atualmente, o público rede TecFit é formado por pessoas entre 40 e 60 anos interessados em melhorar a composição corporal, com ganho de massa muscular e perda de gordura, com uso de tecnologia e o foco de envelhecer de forma saudável. Há ainda a demanda de pessoas que estão paradas desde o início da pandemia ou que não sejam atraídos pelas academias tradicionais.
Longevidade
Para atender ao público que não quer perder a qualidade de vida, se manter ativo, ter ganhos com atividade física e aumentar a longevidade, a rede TecFit conta com um departamento científico próprio, liderado pelo Phd Alexandre Evangelista, com a proposta de comprovar todos os métodos que são aplicados, otimizando a segurança e acima de tudo os resultados esperados pelos clientes. Além disso a unidade conta com Fisioterapeuta responsável por também fazer avaliação de cada cliente ao longo do período de treino e aliar informações importantes para o alcance de bons resultados em conjunto com o trabalho dos profissionais de Educação Física.
Serviço:
Tecfit Aldeota
Endereço: Av. Padre Antônio Tomás, 386 – Aldeota
Telefone: (85) 3393-6233 / 99412-6199).
Horários:
Segunda à sexta-feira – 5h30 às 21h30
Sábado – 8 às 14h