Fortaleza vai receber a primeira turnê da Orquestra Castro Alves (OCA), segunda formação do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), neste mês de novembro. A apresentação será nesta quarta, 18, no Teatro Rio Mar. A turnê percorre ainda outras seis cidades do Nordeste: Maceió, Recife, Caruaru, João Pessoa, Natal e Salvador. Com ingressos a preços populares, a orquestra tocará sob a regência do jovem maestro e percussionista Cássio Bitencourt.
A OCA conta regularmente com 70 músicos, que ensaiam todos os dias da semana, no Teatro Castro Alves, sob a supervisão e monitoria dos integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia. Para participar dessa grande experiência foram também selecionados, através de audições, músicos de outras orquestras e núcleos do NEOJIBA, além de alguns integrantes da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. Jovens músicos do NPO (Núcleo de Prática Orquestral e Coral) Trancoso, da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE), da Orquestra de Câmara do NEOJIBA (OCN), e da Orquestra Regional do Piemonte da Diamantina participam da Turnê Nordeste 2015.
O repertório da apresentação inclui obras dos compositores latino-americanos Arturo Márquez, Alberto Ginastera, Oscar Lorenzo Fernández e Maestro Duda, além de peças do repertório tradicional europeu escritas pelos russos Tchaikovsky, Shostakovich e pelo finlandês Jean Sibelius. Durante a turnê a orquestra participará de atividades educativas e de intercâmbio com programas locais, como o PRIMA (Programa de Inclusão Através da Música e das Artes), sediado na Paraíba e inspirado no NEOJIBA, o projeto Orquestra Crianças Cidadãs, da comunidade do Coque, em Recife, e outros projetos vinculados ao Instituto JCPM.
Serviço
Orquestra Castro Alves em Fortaleza
Data: 18 de novembro
Local: Teatro RioMar (Rua Lauro Nogueira, 1500 loja 3001 – L3 – Papicu)
Horário: 20h
Valor: R$10 / R$5
Ingressos à venda.
Telefone para informações: 4003-1212