Fortaleza recebe pela primeira vez o Borda – Festival Arte, Bordado e Experimentação que acontece de 3 a 6 de outubro. O projeto é uma produção do Coletivo Avesso e tem o apoio cultural do VII Edital das Artes da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.
O Festival traz o tema Linhas da Cidade – propondo uma experimentação a partir do olhar para o espaço urbano como uma trama onde se costuram experiências e encontros poéticos e políticos. Com esse tema norteador, o evento visa promover o contato com formas sensíveis de viver a cidade.
Durante quatro dias, o Borda promove 19 atividades gratuitas que atravessam a prática do bordado livre e o pensamento em arte, mobilizando o acesso à formação artística e cultural, o incentivo e o fortalecimento da produção em arte contemporânea entre bordadeiros, pesquisadores e artistas.
A programação contempla 5 oficinas com artistas e artesãos locais; 4 falas de artista onde os convidados conversam sobre seus processos de criação; 1 vivência com a artista convidada Edith Derdyk (SP) que propõe captar, registrar e ressignificar poeticamente a relação entre o corpo e a cidade; 8 ações de intervenção urbana que levam as linhas para fora dos suportes tradicionais; 1 exposição que reúne 15 artistas com produções que instigam o pensamento sobre a cidade através da linguagem têxtil.
SOBRE O COLETIVO AVESSO
Em Fortaleza, o Coletivo Avesso percebe o bordado como um gesto artístico, político e poético. É composto pelas artistas-bordadeiras Laura Moreira e Wilma Farias que costuram caminhos e possibilidades diversas para o bordado, especialmente em diálogo com a cidade. As ações do Coletivo se configuram como ocupações e intervenções no espaço público, intencionando o estar junto para produzir conversas.
Para mais informações:
@festivalborda
@coletivoavesso