Se antes as discussões sobre futebol, jornalismo e tudo que circunda essas duas temáticas ficavam restritas ao grupo de Whatsapp, agora elas podem ser compartilhadas com todos. Essa é a ideia que originou o podcast “Gol de Cobertura”, lançado nesta sexta-feira (5), nos principais serviços de streaming de áudio, com Spotify e Deezer, e que será semanal.
O podcast, voltado para discussões sobre futebol e jornalismo, mas sem formalidades, utilizando-se de linguagem mais descontraída, mas sem deixar de lado a análise e o conteúdo de qualidade. O “Gol de Cobertura” é capitaneado pelos jornalistas Ciro Câmara, Emmanuel Macêdo, Rafael Luís, Roberto Leite e Thiago Cafardo.
“A gente percebeu que, frequentemente, debatíamos por horas nos grupos de WhatsApp sobre comunicação e futebol. Ou seja, não era um papo meramente boleiro, de torcedor, tinha uma qualificação ali, conteúdo. Então, resolvemos publicizar isso. É bacana ter isso numa fase das nossas vidas em que já temos maturidade, independência, sem as amarras das redações. Por isso, tem sido uma experiência tão gratificante”, pontua Ciro Câmara, que apresenta o podcast.
Experiência acumulada
O time de jornalistas trabalhou junto no jornal O Povo, o mais antigo jornal em circulação no Ceará e de referência no jornalismo esportivo. Agora, distantes das redações, os cinco optam por discutir assuntos que estão no entorno do futebol ou que, mesmo ligados diretamente, não fazem parte do noticiário factual de clubes e campeonatos.
“Levamos para o podcast as discussões que há anos travamos no grupo de WhatsApp. Principalmente, as questões relacionadas ao futebol e ao jornalismo esportivo, que são duas das nossas maiores paixões. A proposta é aprofundar e qualificar o debate em torno desses temas”, destaca Thiago Cafardo.
“É uma forma de ir além do noticiário comum de esportes, que fala do dia a dia dos clubes, dos resultados dos jogos. A gente quer buscar o que está por trás, bastidores, e levantar questões que estão aí e, geralmente, passam batidas pela maioria, sem que aja um aprofundamento”, afirma Roberto Leite.
Os cinco jornalistas estão, atualmente, atuando em outras áreas da Jornalismo (com exceção de Rafael Luís, que ainda tem uma ligação mais próxima com o jornalismo esportivo), mas seguem acompanhando esporte e trazem uma visão mais experiente de quem já está no batente há quase duas décadas.
“Fomos do esporte e a maioria de nós acabou tomando outro destino dentro do jornalismo. Com o tempo, sentimos aquela falta de poder dar uma contribuição para o mundo do esporte, tanto pelo conhecimento que temos quanto pela experiência. Um podcast é a fermenta perfeita para matar a saudade ao mesmo tempo que damos uma contribuição nas discussões sobre jornalismo e esporte”, afirma Emmanuel Macêdo, que atualmente mora em Brasília.
“Esse podcast vai ser um espaço pra jogar luz em questões da rotina do jornalismo e o futebol, que raramente, são alvo de reflexão na mídia esportiva”, frisa Rafael Luís, que também é editor do site Verminosos por Futebol, referência em contar histórias curiosas do futebol, mas que foge do “rame-rame” esportivo.
Primeiro episódio
Na primeira edição do “Gol de Cobertura”, a temática se volta para os programas organizados por torcedores. Com o título “Canais de torcedor são prejudiciais aos clubes?”, o programa de estreia busca debater até que ponto essa comunicação, realizada pela torcida, obedece os critérios jornalísticos ou se torna entretenimento. Assim como, qual é o impacto discursivo de opiniões com tom mais parcial.