Queridinho de muitos, o jeans continua na moda mesmo com o passar das décadas. Seja pelo fato de combinar com diversas peças ou pelo bom material, o fato é que o jeans é uma peça coringa no guarda-roupa. Entretanto, para que mantenha a qualidade é preciso estar atento à lavagem correta a fim de que mantenha-se conservado. Pensando nisso, a marca de roupas Handara, referência no segmento de jeans, listou algumas dicas para fazer a lavagem correta das peças jeans.
“Em um cenário sem a pandemia e as medidas de higiene necessárias, o recomendado seria realizar a menor quantidade possível de lavagem, reutilizando a peça por mais vezes. Desta forma, o denim, tecido de algodão trançado que origina o jeans, fica conservado por mais tempo. Outra dica também é sempre lavar a peça com água fria, para manter a tonalidade original”, explica Gisleine Sousa, estilista da Handara.
Ao tirar as manchas, é preciso cautela. O recomendado é não utilizar escovas na região, pois pode desgastar o tecido, sendo a melhor opção deixar de molho. “É interessante também lavar com sabonete neutro, para não desbotar a cor. É importante mencionar também que o sabão de coco não é neutro como muitas pessoas pensam, e acaba agindo como alvejante. Ele pode manchar a peça’’, afirma a estilista.
Na hora da secagem, a estilista também aconselha não usar secadora. “O melhor é secar no varal e no avesso. A secadora provoca atrito no jeans, resultando no desgaste da peça. É importante também verificar sempre a etiqueta de cada modelo para confirmar suas especificidades”, pontua Gisleine.
Aqueles que desejam utilizar algum material que auxilie na conservação do jeans, o recomendado é colocar vinagre no momento da lavagem, ajudando a preservar a cor original do jeans e retirar o odor do suor. “Para a lavagem à mão, se utiliza meio copo de vinagre para cada três litros de água. Na máquina de lavar, é utilizado 200ml de vinagre para cada seis quilos de peça”, finaliza.