Hospital Universitário Walter Cantídio realiza mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele nesta sexta, 7

Neste sábado, 7, o Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, realiza a 20ª edição do Mutirão de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele. O evento ocorrerá no Serviço de Dermatologia do HUWC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo – ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand), das 8h às 12h. Na oportunidade, serão distribuídas 300 fichas para atendimento. Por essa razão, recomenda-se que os interessados compareçam até as 11h de sábado.

De acordo com o chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital, Prof. Dr. José Wilson Accioly Filho, a campanha apresenta dois objetivos centrais: diagnóstico precoce do câncer de pele e orientações sobre as medidas de fotoproteção. “Em 2018, realizamos 400 atendimentos, com a identificação de 79 casos de câncer de pele, que foram tratados cirurgicamente pelo Serviço de Dermatologia do HUWC”, acrescenta o especialista.

Ainda segundo o dermatologista, se a pessoa tem mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento, deve comparecer ao mutirão. “Pedimos para que a população fique atenta a esses sintomas específicos. Esta ação do dia 7 de dezembro não tratará outras doenças. Reforçamos isso porque sempre aparecem pessoas querendo tratar micoses e outras enfermidades relacionadas à pele e não é esse o foco do mutirão”, ressalta Dr. Wilson. O especialista acrescenta, ainda, que também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e como suspeitar do câncer da pele, além da distribuição de filtro solar aos participantes.

Cerca de 30 profissionais de saúde e administrativos estarão envolvidos na ação no Hospital Universitário Walter Cantídio. Ainda de acordo com o dermatologista, todos aqueles casos identificados no mutirão com necessidade de acompanhamento ambulatorial serão encaminhados para atendimento no próprio Serviço de Dermatologia do Hospital, como ocorreu nas edições anteriores do mutirão. Os casos cirúrgicos, se identificados, também serão tratados na unidade de saúde. Aqui em Fortaleza, além do Hospital Universitário Walter Cantídio, o Centro Dermatológico Dona Libânia realiza ações semelhantes.

Incidência no Brasil

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa grande ação de conscientização. Em 2019, serão enfocados os principais sinais do câncer de pele para o diagnóstico e o tratamento precoces, e todos estão convidados a participar desse movimento de conscientização, publicando nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja com as hashtags #dezembrolaranja e #sinaisdocâncerdepele. A ideia da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com isso, é contribuir para espalhar atitudes de fotoproteção.

SERVIÇO:

20º Mutirão do Câncer de Pele no Hospital Universitário Walter Cantídio
Quando? 7 de dezembro de 2019 (sábado)
Onde? Serviço de Dermatologia do HUWC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo – ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand)
Horário? Das 8h às 12h. Na oportunidade, serão distribuídas 300 fichas para atendimento. Por essa razão, recomenda-se que os interessados compareçam até as 11h do dia 07/12.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA