Criação. Formação. Difusão. Eis a tríade disparadora do projeto Cidade das Artes, uma iniciativa conjunta do Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e ECOA em prol da descentralização das políticas públicas de cultura. A ordem é potencializar saberes e fazeres artísticos que pulsam no interior cearense, assim como dinamizar e conectar equipamentos culturais, espaços públicos e sítios de valor histórico, fortalecendo a arte e a cultura como vetores estratégicos de desenvolvimento social e econômico.
Na programação de lançamento, mais de 30 atrações artísticas com destaque para grupos locais e nacionais, valorizando gostos e talentos variados, realizando festa em todo canto. Mundo Livre S/A, Show Canto Torto (Celebração aos 40 anos da gravação do disco Alucinação, de Belchior), Eliane, a Rainha do Forró, artistas sobralenses como: Nação Tremembé de Aracatiaçu, Freud Explica e Procurando Kalu.
Sobral é o primeiro de seis municípios do Ceará a sediar o projeto. Assim, a partir do dia 22 de setembro, uma semana inteira de programação artística abre passagem para os dois meses seguintes de atividades fixas e complementares entre si, onde artistas locais e de toda a região do Vale do Acaraú assumem o papel de protagonistas no amplo e diversificado intercâmbio de ideias e apresentações previstas.
Verdadeira festa dos sentidos feita de shows musicais, exposições, espetáculos teatrais, intervenções urbanas, mostras audiovisuais, números circenses e outras tantas manifestações artísticas, tudo a um só tempo ocupando as ruas do centro histórico e equipamentos culturais referenciais como o Teatro São João, com sua praça homônima; o Anfiteatro da Margem Esquerda; a ECOA; a Escola de Música; o Largo das Dores; o Parque da Luz e a Casa da Cultura. Lugares especialmente preparados para abraçar música, teatro, dança, cinema, artes visuais, fotografia, circo, arte urbana, literatura, gastronomia.
Uma miríade de performances com calendário preestabelecido: terça é dia de teatro; quarta tem cinema; as quintas foram reservadas para a dança e os concertos instrumentais; as sextas são da música em seus mais variados gêneros; aos sábados prevalecem o hip hop e o rock; e os domingos abraçam a programação infantil nas praças e parques da cidade. Artes que se ligam a ofícios e uma gama de conhecimentos técnicos e especializados que prometem deixar como legado um time de profissionais locais aptos a atuar no mercado das artes. Assim, o projeto Sobral Cidade das Artes também é feito de cinco percursos formativos, contemplando os segmentos das artes cênicas, tecnologias, comunicação e multimídia, produção e artes urbanas.
Igualmente diversificada, a grade de cursos técnicos, laboratórios de criação, oficinas livres, intercâmbios e experimentações estéticas ofertada aos moradores de Sobral e região circunvizinha vem atender demandas elencadas pela própria comunidade artística local, representada pelo Fórum e o Conselho Municipal de Cultura. Assim, iluminação e áudio; assessoria de imprensa e redes sociais; captação de recursos e elaboração de projetos; documentário para TV e web; produção de shows e ações cênicas; aperfeiçoamento em dança e teatro e noções de grafite e estêncil são algumas das habilidades que virão a ser desenvolvidas ao longo dos meses de outubro e novembro.
E há ainda destaques à parte na programação geral do projeto, ações híbridas de experimentação e formação a um só tempo, como a exposição fotográfica e audiovisual coletiva que usará a técnica de projeção videomapping para exibição em alta resolução nas instalações da ECOA; e a vivência Trajetos de Criação, atividade idealizada em parceria com a Bienal Internacional de Dança, onde artistas de Sobral e do Vale do Acaraú se encontram com o coletivo Bagaceira e o Teatro Máquina, de Fortaleza, para, a partir de uma imersão conjunta, desenvolverem uma performance única. Sobral Cidade das Artes é ainda parada obrigatória para festivais aclamados em Fortaleza, como a própria Bienal de Dança, a Feira da Música, o Festival de Teatro Infantil e o Festival Concreto. Assim, parte da programação de cada um deles se reveza pelos palcos da cidade, deixando suas marcas de qualidade inconteste.
Inscrições abertas
A Chamada Pública voltada a artistas, grupos e pesquisadores interessados em participar da programação artística do projeto Sobral Cidade das Artes permanece no ar até o dia 25 de setembro e as inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico www.cidadedasartes.org.br. Já para os processos formativos, as inscrições seguem abertas de 22 de setembro até o próximo dia 06 de outubro. Inscreva-se através do endereço eletrônico: www.cidadedasartes.org.br.
PROGRAMAÇÃO:
Sobral Cidade das Artes – Programação de Lançamento – 22 a 30/9
DIA 22/09 (Quinta)
Praça São João – 18:30h
– (Instrumental) Big Band Jazz
– (Cultura Popular) Maracatu Nação Tremembé
– (Regional) Trovador Eletrônico – Show Canto Torto (Celebração aos 40 anos da gravação do disco Alucinação, de Belchior)
– (Forró) Eliane, A Rainha do forró
– (Projeções) Fotografia do Ceará em videomapping
DIA 23 (Sexta)
Teatro São João – 19h
– Apresentação do grupo de música formado por alunos e professores em homenagem aos 19 anos da Escola de Música Maestro José Wilson Brasil
Anfiteatro da Margem Esquerda – 20h
– (Dança) Conexão Swingueira – A Cartada Final
– (Música) Procurando Kalu
– (Música) Mundo Livre S/A – Mangue Bit Ao Vivo
DIA 24 (Sábado)
Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 19h
– (Dança e Teatro) IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral
ECOA – 19H
– (Rap) Alef Free Z – O Descendente
– (Rap) Erivan Produtos do Morro
Anfiteatro Largo das Dores – 21h
– (Rock) Sun Dogs
– (Rock) Mad Monkees
DIA 25 (Domingo)
Praça da Várzea – 17h
– (Infantil) Brincando e Pintando
– (Infantil) Martônio Holanda
– (Infantil) Dona Zefinha – Chafurdo
Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 19h
– (Dança e Teatro) IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral
DIA 26 (Segunda)
Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 19h
– Premiação dos Vencedores do IX Festival de Esquetes de Teatro e Dança de Sobral
– Grupo 4 Portas na Mesa – À Deriva… Leitura livre do texto “Em Pleno Mar” de Slawomir Mirozek
DIA 27 (Terça)
Teatro São João (Programação do Aniversário de 136 anos) – 20h
– (Teatro) Coletivo As Travestidas – Cabaré das Travestidas
DIA 28 (Quarta)
Cine Falb Rangel – 20h
– Exibição do filme Cine Holliúdy
DIA 29 (Quinta)
Praça São João – 19h
– (Instrumental) Grupo Receita de Choro
ECOA – 20h
– (Dança) Felipe Castro – É cor de laranja
Largo das Dores – 21h
– (Música) Freud Explica
– (Música) Os Transacionais tocam Mutantes e Novos Baianos
DIA 30 (Sexta)
ECOA – 20h
– (Teatro) Companhia Primeiro Ato – Os Deslimites da Palavra
Largo das Dores – 21h
– Edu Asaf – Pré-lançamento do disco Estelar
– Lorena Nunes – Ouvi Dizer que Lá Faz Sol
E a festa continua:
Ao longo de dois meses Sobral Cidade das Artes é ancoradouro de toda a efervescência cultural da região do Vale do Acaraú. E ainda parada obrigatória para festivais aclamados em Fortaleza. Assim, a Feira da Música, o Festival de Teatro Infantil, a Bienal Internacional de Dança e o Festival concreto passam pela cidade, deixando suas marcas de qualidade inconteste.
Confira programação fixa de outubro e novembro:
– (Terça) – Teatro – Ecoa
– (Quarta) – Cinema – Cine Falb Rangel
– (Quinta) – Dança – Ecoa // Instrumental – Praça São João
– (Sexta) – Música – Largo das Dores
– (Sábado) – Hip-hop – Ecoa // Rock – Ecoa
– (Domingo) – Infantil – praças e parques da cidade
Festivais parceiros:
– Feira da Música: 14 e 15 de outubro
– TIC – Festival de Teatro Infantil: de 15 a 17 de outubro
– Bienal de dança: de 21 a 23 e de 27 a 30 de outubro
– Festival Concreto – Arte Urbana: 11 a 13 de novembro
– Festival de Folclore do Ceará: 19 e 20 de novembro
– Festival de Circo do Ceará: 26 e 27 de novembro
Atividades paralelas:
– Projeções e mostra audiovisual
– Museu da Pessoa
– Exposições
– Seminários
Serviço: Lançamento Sobral Cidade das Artes – 22 a 30 de setembro
Mais informações: www.cidadedasartes.org.br