Mare Nostrum, terceiro longa de Ricardo Elias, marca o reencontro do diretor com o ator Silvio Guindane e com a produtora RAIZ Produções. Eles já haviam trabalhado juntos em De Passagem, vencedor dos principais prêmios do Festival de Gramado 2003 e do prêmio do público da Mostra Internacional de SP, no mesmo ano. O ator Carlos Meceni participa dos três filmes de Ricardo.
Mare Nostrum é inspirado em relato da própria família do diretor e conta a história de Roberto (Silvio Guindane) e Mitsuo (Ricardo Oshiro), que acabam de voltar ao Brasil sem dinheiro e sem perspectiva de trabalho. Roberto, jornalista, vem da Espanha, desempregado, e Mitsuo, do Japão, após perder tudo no tsunami. Os dois enfrentam os desafios de reconstruir suas vidas, que se cruzam por causa de um terreno negociado por seus pais há 29 anos.
Aílton Graça faz uma participação especial como João Viana. o falecido pai de Roberto. César Mello, Vera Mancini, Edson Kameda, Teka Romualdo, Victoria Blat e Maya Hasegawa completam o elenco de Mare Nostrum. A estreante Lívia Santos, que interpreta a filha de Roberto, foi escolhida em teste com mais de 50 crianças, e os atores asiáticos do longa fazem parte do coletivo Oriente-se, que é contra o “wash face”. O casting é de Mariana Guarnieri, a fotografia é de Helcio Alemão Nagamine e a música, de André Abujamra.
Mare Nostrum faz uma homenagem à seleção do Brasil da Copa de 1982 e, em especial, à figura do Dr. Sócrates, lendário jogador do Corinthians, por quem Roberto, personagem de Silvio Guindane, tem grande admiração.
MARE NOSTRUM
Brasil, 2018, 101 min, cor.
Direção: Ricardo Elias
Roteiro: Ricardo Elias, Eneas Carlos e Claudio Yosida
Produtor | Produtor Executivo: Fernando Andrade
Diretor de Fotografia: Hélcio Alemão Nagamine ABC
Diretor de Arte: Ana Mara Abreu
Música original: André Abujamra
Montagem: Willem Dias
Distribuição: Imovision
Elenco: Silvio Guindane, Ricardo Oshiro, Carlos Meceni, Lívia Santos, Ailton Graça, César Mello, Vera Mancini, Edson Kameda, Maya Hazegawa, Teka Romualdo, Naruna Costa