O curso Agente de Alimentação Escolar, realizado em São Gonçalo do Amarante por meio do Programa Senac Gratuidade, qualificou 15 profissionais para atuar como merendeiras no município. A maioria das alunas já trabalha em escolas da rede pública de ensino e, durante as aulas, tiveram a oportunidade de diversificar o uso dos ingredientes visando proporcionar uma alimentação mais saudável para as crianças no dia-a-dia.
“As escolas possuem cardápio elaborado por nutricionistas e recebem insumos como aveia e flocos de milho, que podem ser explorados em preparos diversos, como bolos, pudins e broas, para além da vitamina e do cuscuz. As alunas também tiveram a oportunidade de trabalhar com aproveitamento integral dos alimentos, produzindo sucos das cascas de abacaxi e melancia, por exemplo. Além disso, incentivamos a substituição de produtos industrializados por naturais, usando insumos como alho, pimenta do reino, açafrão, gengibre, salsinha, outros temperos e ervas”, explica a instrutora do Senac Ceará, Débora Moreira.
O projeto de conclusão de curso da turma foi apresentado em junho e enfocou a alimentação saudável nas escolas. As alunas produziram pratos como empadão com massa de fubá de milho, brigadeiro de banana sem açúcar, pudim de pão sem leite condensado, flan de coco com coco natural, broa de milho com goiabada, macarronada com molho de tomate natural, entre outras receitas.
“Para assar pães, as alunas substituíram o papel manteiga por folha de castanhola. Fizeram o leite condensado caseiro, a partir do leite em pó, para cobertura do bolo. O hambúrguer também foi feito do zero, do pão artesanal à carne de soja. Elas aprenderam a preparar a carne de sol, com a carne disponibilizada pelas escolas, para fazer o tradicional arroz Maria Isabel que era tão comum nas escolas”, destacou a instrutora.
“Esse curso foi extraordinário. Por ver a felicidade das alunas aprendendo a fazer as novas receitas e já aplicando o conhecimento nas escolas, levando assim uma alimentação saudável para as crianças”, disse Débora.