Em abril, a Riachuelo apresenta junto com a plataforma de sustentabilidade da marca Moda Que Transforma, a nova coleção Tons da Natureza com peças em acabamentos e matérias-primas de menor impacto ambiental, utilizando fibras mais sustentáveis e tingimento natural – reforçando o pilar de sustentabilidade da marca desde a produção até o produto final. Com o intuito de priorizar a durabilidade e atemporalidade das peças, a Riachuelo traz itens versáteis nas categorias feminino e masculino com desenhos e modelagens fluídas inspirado em elementos naturais e estilo handmade para acentuar os processos mais sustentáveis, produzidas na própria fábrica da marca, em Natal.
Inspirado em tons da natureza, as cores aplicadas nas peças são de origem de corantes naturais, extraídos a partir do cultivo de cúrcuma, urucum, alfafa e anileira. A paleta criada a partir desses corantes releva a multiplicidade de tons de azul, roxo, rosa e outros tons mais neutros como o marrom em cores duráveis.
“Percebemos que é evidente a preocupação dos clientes em saber a procedência do produto e entender o que está consumindo, trabalhamos em conjunto com nossos clientes para capturar seus desejos e isso reforça nosso compromisso como marca em estarmos cada vez mais conectados com o que cada um quer e espera da moda”, explica Constanza Pedrassani, gerente geral de estilo da Riachuelo.
A marca lançou este ano a sua campanha com o mote “Riachuelo começou a seguir você”, e desenvolveu uma série de ferramentas, como o Fashion Lab, para entender rapidamente as necessidades do cliente, e criar células e fóruns de conversa para aproximação e desenvolvimento de produtos de forma rápida, que atenda estas demandas do consumidor nas mais diversas categorias.
“Para o feminino, por exemplo, as apostas estão em roupas fluídas e confortáveis que podem ser utilizadas em diversas ocasiões. Os conjuntos de comprimento mid e macacões são peças-chave da coleção. Com estética rústica e natural e com efeitos tie dye, os itens da categoria também apresentam bordados delicados no estilo handmade e acabamentos diferenciados com ponteiras e cordas rústicas em detalhes”, reforça Constanza Pedrassani.
Já para a coleção masculina, Tons da Natureza também segue as modelagens mais soltas e confortáveis com detalhes de amarrações, pespontos e bolsos mais largos, e a cartela de cores de corantes naturais combinada com o tom natural do algodão cru, valorizando essas fibras e reduzindo mais um processo na produção. A estamparia pontual traz ilustrações das plantas que dão origens aos tecidos e as cores da coleção, como é explicado individualmente no interno de cada peça. “O que tem de mais bacana nesta coleção é que ela inaugura um caminho sem volta em trazer a preocupação com o impacto socioambiental para o processo de desenvolvimento em uma marca de grande porte, como a Riachuelo”, conta Lívia Rigatto, gerente geral de estilo masculino.
Grande parte das peças da coleção também foram feitas com uma diversidade de fibras mais sustentáveis, dentre eles o algodão certificado ou reciclado, a viscose certificada (Lenzing ou Birla) e o poliéster PET reciclado.
“A sustentabilidade está enraizada no DNA da Riachuelo e seguimos focados em trabalhar para mitigar os impactos ambientais em toda a cadeia produtiva. O nosso cliente faz parte de um grupo antenado às tendências, que busca variedade e beleza em suas compras, mas se preocupa com o consumo consciente também e a coleção Tons da Natureza é mais um reflexo deste movimento de ouvirmos as pessoas e seus desejos, e oferecer produtos com maior responsabilidade ambiental e social”, conta Valesca Magalhães, gerente de Sustentabilidade da Riachuelo.
A coleção Tons da Natureza estará disponível a partir do dia 13/04 nas lojas Riachuelo e podem ser encontradas no site e aplicativo com preços de R﹩99,90 a R﹩279,90 na categoria feminina e R﹩49,90 a R﹩119,90 na categoria masculina. Também podem ser adquiridos por meio de compras pelo WhatsApp no número 800 772 3555.