Com o objetivo de reforçar a cultura de inovação da Mondelēz Brasil, a líder global de snacks e dona de marcas como Oreo, Bis, Lacta, Halls, Trident, Tang e Club Social, acaba de investir R$ 1 milhão no lançamento do seu primeiro programa estruturado de inovação aberta, o Desembala.
A iniciativa, que busca por startups que criem soluções para as principais dores da companhia, alavancando ainda mais a transformação digital da empresa, contará com a parceria da Liga Ventures – plataforma que facilita e potencializa interações entre startups e empresas – podendo, futuramente, ter novas colaborações que ajudem a enriquecer e agregar conhecimento e experiência ao programa e, principalmente, aos participantes.
Os interessados devem se inscrever no site da Liga Ventures até o dia 22/5. Para a seleção dos participantes, os seguintes indicadores serão levados em conta: tempo de experiência e expertise do time, nível de maturidade, tipo de tecnologias utilizadas e a resolução do problema proposto no desafio. A partir disso, os projetos selecionados farão parte da iniciativa, que será dividida por ciclos de aceleração com duração de nove meses ao longo de 2022 e 2023. Em cada ciclo proposto, ao menos quatro soluções devem ser identificadas para as áreas de Supply Chain, Marketing, Vendas, Legal, MDS, ESG e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento).
“Acreditamos na tecnologia como ferramenta para uma sociedade mais disruptiva e inovadora. Assim, o programa Desembala nos traz altas expectativas não só de encontrar soluções para nossas dores, mas, principalmente, proporcionar à nossa equipe a oportunidade de ter contato com um ambiente de inovação de maneira ágil e intensa. O Brasil é um país com pessoas muito talentosas e criativas. Como empresa, temos um compromisso com a sociedade brasileira de incentivarmos a inovação e sermos agente de transformação em todas as frentes. Desta forma, esse investimento é apenas o primeiro passo de um longo caminho que queremos percorrer ao encontro de iniciativas que nos aproxime de um universo cada vez mais inovador”, explica Roberto Hasil, Diretor de Supply Chain Excellence da Mondelēz Brasil.
Além do Desembala, a Mondelēz Brasil conta com outros dois programas de inovação, o Corda Challenge e o All4Food. O primeiro é uma parceria com a Distrito, que busca por startups e profissionais de tecnologia para mostrarem o poder do blockchain e se conectarem com players relevantes ajudando a transformar o ecossistema de negócios brasileiro. Já o All4Food é uma iniciativa para fomentar o desenvolvimento colaborativo de projetos de inovação e da geração de soluções em alimentos, além de propor novos desafios para a ciência e para um novo conceito na formação de recursos humanos.
Inicialmente, a Mondelēz Brasil está investindo R$ 1 milhão apenas no desenvolvimento do Desembala e na aceleração das startups selecionadas. “O alto investimento no projeto, reforça ainda mais o nosso olhar de empresa para o futuro. Com esse movimento, nós avançamos no fortalecimento do nosso ecossistema, para torná-lo mais competitivo, inovador e conectado com as demandas do negócio. As startups vencedoras ganham muito com as mentorias e o investimento financeiro. Mas, nós, ganhamos com o talento e criatividade desses empreendedores”, finaliza Hasil.