Mostras Artísticas do IX Curta o Gênero apresentam trabalhos de artivistas da cena independente cearense e nacional em diversas linguagens

A partir desta terça-feira (10), as mostras artísticas do IX Curta o Gênero abrem o festival com criações repletas de signos e significados, atravessadas por questões de gênero/sexualidades, raça, classe e território e apontando para outros horizontes para se bem viver o presente. A programação será lançada de 10 a 15 de agosto epermanece disponível para o público no canal do Youtube do festival e no site oficial: www.curtaogenero.org.br

Na fotografia, a IX Exposição Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares agrupa a iconografia de uma fotógrafa mexicana e oitofotógrafas/os brasileiras/os da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo, Santa Catarina, Piauí, Pernambuco e Rio de Janeiro. São 27 imagens que refletem as lutas do feminismo, captam retratos que corporificam a fluidez de gênero, destacam lideranças negras em seus saberes das religiões de matriz africana, registram as diversas formas de afetividade e revelam as injustiças sociais invisibilizadas no cenário urbano.

 

Nas artes visuais, a curadoria do evento destaca seis mulheres ilustradoras na IV Exposição Expressões de Gênero. Com diferentes técnicas, como o desenho e a pintura digital, as séries de ilustrações se desvinculam das estruturas patriarcais e propõem representações dos corpos de mulheres negras e indígenas, assim como legitimam as diversas formas de parentalidade de famílias LGBTQIA+. A economia solidária está expressa nos vínculos comunitários das periferias e populações tradicionais. São 23 ilustrações selecionadas, dentre elas, as oito criações de Aline Guimarães, que compõem a identidade visual desta edição do Curta o Gênero. O público é convidado a fazer um tour virtual por ambas as exposições em vídeo, a partir das 19h no site do evento www.curtaogenero.org.br.

 

Já na música, a primeira edição do Som das Cores apresenta ao público o coletivo de mulheres moradoras das periferias de Fortaleza e unidas pela ancestralidade do batuque afro-brasileiro (Batuque de Mulher). Uma cantora e compositora trans mostra sua produção autoral, criada a partir de suas múltiplas experiências artísticas (Mumutante). Um grupo de percussão resgata os ritmos regionais do Nordeste (Na Quebrada do Coco) e uma MC nascida no subúrbio conquista espaço em meio ao rap nacional mesclando a sonoridade do reggae, R&B (Carú Lina).

 

 

A mostra Gênero em Cena, na sua sexta edição de mostra teatral, traz quatro performances e quatro espetáculos compõem a programação de artes cênicas. A partir de inquietações dos atores e atrizes, entram no palco questões como os papeis de gênero atribuídos às mulheres, a dominação colonial nos países empobrecidos, mudanças trazidas pela pandemia, o resgate de saberes ancestrais, o aprisionamento e objetificação dos corpos, relacionamentos abusivos, entre outras reflexões.

 

O IX Curta o Gênero é uma realização da Ong Fábrica de Imagens, com apoio da Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura; Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades; Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Enel.

IX EXPOSIÇÃO CONTRASTES – GÊNERO, TEMPOS, LUGARES, OLHARES

 

Ibsen Santos (Bahia)
Série: Flutua

Jean dos Anjos (Ceará)

Série: Melissa Reis, a Moça da Taça

Juma Jandaíra (São Paulo)
Série: BIOantiterrorismo BEIJÚ


Kally Lopes da Silva (Rio Grande do Norte)
Série Pasta D´água

 

Karine Santos (Santa Catarina)

Série: E-xiste Amor em SP (2018)


Renata Fortes (Ceará/Piauí)

Série: Tramas de Tempos

 

Telemanita (México)

Série: Tomando las calles en contra de losfeminicidios en tiempos de Covid

Thamires Lima (Pernambuco)

Série: Mulheres do Pilar

 

Wander Rocha (Rio de Janeiro)
Série: Invisibilidades

 

IV EXPOSIÇÃO EXPRESSÕES DE GÊNERO – ILUSTRADORAS

 

Aline Guimarães (Piauí) – vencedora do concurso de ilustrações do IX Curta o Gênero

Bárbara Daniel (São Paulo)
Arte Regenerada

Mika (Piauí)

7 velas me alumeiam

 

Octa Edro (Bahia)

Tropical

Luciana Braga – (Ceará)

Índia

Bela Pinheiro – (Rio de Janeiro)

Femininos

 

 

I MOSTRA SOM DAS CORES

 

Carú Lina (Carolina Rebouças) 

Show MPB – Música Periférica Brasileira

 

Batuque de Mulher

Mumu
Show Maré Cheia

Na Quebrada do Coco

Show Festa e Devoção

 

VI MOSTRA GÊNERO EM CENA

 

Performances

Encruzilhada de Rezo
Atriz: Maruska Ribeiro

Afetados

Elenco: Stefany Mendes e Jô Costa

Cada Palavra
Coletivo NAHPERFORMA

Do Pranto ao Grito
Atriz: Geovana Martan

Peças teatrais

Urubus 
Grupo Pavilhão da Magnólia e Cia Prisma de Artes

Mãe D’água
Grupo Anima

Frutacor 

Atriz: Rafaela Lima

Estado de Luta

Cia. Balé Baião 

 

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA