Para marcar o dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) e a Associação Fortaleza Azul (FAZ) se uniram para promover um sábado de diálogos sobre o Autismo. A programação está marcada para as 14 horas deste sábado (18), com a exibição do documentário “Autismo: Vida Real”, seguida de uma roda de conversa reunindo pessoas autistas (algumas com participação no filme) e profissionais das áreas de saúde e educação. O evento é aberto ao público e será realizado no auditório do Museu.
Celebrado desde 2005, o dia do Orgulho Autista é uma data marcante para promover a conscientização da sociedade sobre a valorização das pessoas neuro diversas, dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), buscando compreendê-las e incluí-las nos diversos ambientes sociais, desde a própria família e a escola, passando pela valorização de habilidades no mercado de trabalho.
A programação tem início às 14 horas com a exibição do documentário “Autismo: Vida Real”, uma realização da Associação Fortaleza Azul (FAZ) e da Sinfonia Filmes e lançado no mês de abril, dentro das atividades promovidas pela entidade para o mês de Conscientização sobre o Autismo, cuja data mundial é o 2 de abril.
Na sequência, será realizado um bate-papo sobre Autismo com as participações de Glairton Santiago, Ana Karynne Magalhães, Júlia Pinto e João Victor Ipirajá, numa conversa mediada pelo jornalista Mauro Costa. Glairton Santiago é especialista em Musicoterapia e em Arteterapia e professor nas áreas de Musicoterapia e Psicopedagogia. Foi diagnosticado com autismo na idade adulta. Ana Karynne Magalhães, 38 anos, é artesã, palestrante, foi diagnosticada autista aos 34 anos, graduanda em Biomedicina e mãe da Mariana. Julia Pinto, 19 anos, uma autista artista, palestrante do movimento autista, artista visual, poetisa e fotógrafa experimental. João Victor Ipirajá é um jovem com autismo, ativista da neurodiversidade, aluno de Engenharia da Computação no IFCE Campus Fortaleza e líder do Capítulo IFCE do Google Developer Students Club. O jornalista Mauro Costa é pai do George, autista de 9 anos e diagnosticado aos dois anos.
SERVIÇO
Exibição do filme “Autismo: Vida Real” e Bate Papo sobre Autismo
Data: 18 de junho (sábado) – Dia do Orgulho Autista
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545, Varjota)
Gratuito
Inscrição: https://www.sympla.com.br/exibicao-do-documentario-autismo-vida-real-e-bate-papo__1607912