O Museu da Imagem e do Som promove nesta semana (5 a 8) atividades diversas, com rodas de conversas, bailinho de carnaval infantil, sessão adaptada na sala imersiva para pessoas com autismo e Feira da Fotografia, com oficina e roda de conversa. A fala aberta “Ditadura Civil Militar no Ceará: Organizações e Estratégias de Violência” acontece na quarta-feira (5), das 16h às 18h. Na quinta-feira (6), das 17h às 19h, será realizada a fala Aberta: Arte e Política com Grupo de Arte Callejero (Argentina). No sábado (8), das 14h às 16h, será realizada no canal do MIS no YouTube, a roda de conversa: “Pensar Terra – Pensar Quilombo: Nutrir, Educar e Cuidar”.
O bailinho de carnaval acontece no sábado (8) das 16h às 18h. Já a sessão adaptada e a Feira acontecem no domingo (9). A sessão adaptada é voltada para pessoas com autismo e acontece das 13h às 14h. São ofertadas 30 vagas e é preciso fazer inscrição neste link.
A Feira da Fotografia acontece na praça do MIS das 15h às 19h. Haverá também uma oficina de direção fotográfica das 13h às 16h. São ofertadas 20 vagas para pessoas acima de 16 anos. As inscrições devem ser feitas neste link. Acontece ainda uma roda de conversa com fotógrafos na praça do MIS, das 16h30 às 17h30. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Fala aberta “Ditadura Civil Militar no Ceará: Organizações e Estratégias de Violência”
Na quarta-feira (5), das 16h às 18h, acontece no auditório do MIS (Casarão) a fala aberta “Ditadura Civil Militar no Ceará: Organizações e Estratégias de Violência”, com a participação dos professores e pesquisadores Airton de Farias e Valderiza Menezes e mediação de Jana Rafaella. O evento promove o diálogo reflexivo sobre as estratégias de repressão e manipulação utilizados durante o período da ditadura no Ceará, trazendo estudiosos do assunto para o debate histórico em link com o mundo contemporâneo. A ideia é debater a organização dos grupos ligados ao golpe militar à época, que manipulavam a opinião pública por meio de diversas estratégias, bem como trazer à discussão os modos de violência utilizados antes e depois do golpe militar, como por exemplo, a esterilização compulsória de mulheres.
Fala Aberta: Arte e Política com Grupo de Arte Callejero (Argentina)
Na quinta-feira (6), das 17h às 19h, acontece no auditório do MIS (Casarão) a Fala Aberta: Arte e Política com Grupo de Arte Callejero, da Argentina. O coletivo argentino é conhecido por suas intervenções urbanas de caráter político e social. Durante o encontro com as integrantes Lorena Fabrizia Bossi e Fernanda Carrizo, os participantes terão a oportunidade de conhecer processos criativos e estratégias de arte pública que tensionam os limites entre espaço urbano, militância e expressão artística. Uma troca inspiradora para artistas, ativistas e interessados em práticas culturais transformadoras. A mediação será de integrantes do grupo cearense Aparecidos Políticos.
[Online] Roda de Conversa: “Pensar Terra – Pensar Quilombo: Nutrir, Educar e Cuidar”
No sábado (8), das 14h às 16h, será realizada de forma online, no canal do MIS no YouTube, a Roda de Conversa: “Pensar Terra – Pensar Quilombo: Nutrir, Educar e Cuidar”, com Joseli Cordeiro e Tainara Eugenio. A mediação será de Ana Maria Eugenio. Será um momento de diálogo e reflexão sobre as conexões entre terra, ancestralidade e práticas comunitárias. Abordará temas como soberania alimentar, educação transformadora e práticas de cuidado coletivas, pela ótica dos saberes das experiências quilombolas. Uma oportunidade de fortalecer laços e encurtar as distâncias entre espectadores e as vivências dos quilombos.
Bloquinho de carnaval infantil “Alegria de Criança” com o Grupo VemArt
No sábado (8), o MIS recebe o Bloquinho de Carnaval Infantil “Alegria de Criança”, um evento pensado especialmente para os pequenos, que promete muita diversão, música e fantasia. Promovido pelo Grupo VemArt, o momento também irá promover pintura facial. O evento acontece na praça do MIS das 16h às 18h.
Sessão adaptada da sala imersiva para pessoas com autismo
Buscando tornar a experiência dentro da sala imersiva mais confortável e acessível para o público neurodivergente, com foco em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o MIS promoverá ao longo dos domingos de fevereiro sessões adaptadas, sempre das 13h às 14h. Durante a sessão, serão implementadas uma série de adaptações sensoriais para proporcionar maior conforto ao público, como redução do volume, ajuste na iluminação e um percurso acessível para os participantes. A programação incluirá três exposições imersivas: “Fósseis do Cariri”, “Aves do Ceará” e “Fragmento Kymera”, cada uma com estímulos visuais e sonoros ajustados para uma experiência sensorial mais equilibrada. São ofertadas 30 vagas por domingo, e as inscrições devem ser feitas neste link.
Feira da fotografia
A Feira da Fotografia é realizada no MIS sempre no segundo domingo de cada mês. Criada em 2012 pelo fotógrafo Chico Gomes, passou a ser realizada no MIS em 2022. O evento é um espaço para difusão da fotografia, comercialização de equipamentos fotográficos novos e antigos, fotos, livros relacionados às artes visuais e outros itens relacionados. A iniciativa inclui ainda outras atividades, como oficinas e palestras, projetadas para atender tanto aos fotógrafos profissionais quanto aos entusiastas da fotografia, criando oportunidades e estimulando o intercâmbio cultural.
A próxima edição da Feira da Fotografia acontece neste domingo (9), das 15h às 19h, na praça do MIS, e conta com a seguinte programação paralela:
- Oficina de Direção Fotográfica
A oficina de direção fotográfica, com Larissa Nobre, tem como objetivo geral assegurar a segurança e confiança dos participantes no processo de direção fotográfica. Por meio de uma abordagem prática e interativa, a atividade apresenta conceitos fundamentais, como o papel do fotógrafo, comunicação com o cliente, criação de roteiros visuais, cenários, iluminação e técnicas de composição. A proposta é oferecer ferramentas e estratégias que capacitem os alunos a desempenhar a direção fotográfica com maior autonomia e profissionalismo. A atividade acontece das 13h às 16h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). São ofertadas 20 vagas para pessoas acima de 16 anos. As inscrições devem ser feitas neste link.
- Roda de Conversa: Fotojornalismo Cearense em Pauta
Esta roda de conversa com os fotógrafos Alex Costa, Leomar Sousa e Mauri Melo, e com mediação de Chico Gomes, tem como objetivo explorar a trajetória e as transformações do fotojornalismo cearense, reunindo três gerações de profissionais. Os participantes discutirão suas experiências e perspectivas, abordando a evolução das técnicas, os desafios enfrentados ao longo do tempo e o impacto do fotojornalismo na sociedade. A atividade visa promover um diálogo enriquecedor sobre o papel do fotojornalismo na construção da memória cearense. O momento acontece na praça do MIS, das 16h30 às 17h30.
Programação da sala imersiva e exposições
Nesta semana, a sala imersiva do MIS exibe as obras “Fósseis do Cariri” e “Faz escuro mas eu canto”. Seguem também em cartaz as exposições físicas “Vermelho Vivo – Amor e Revolução” (andares +2, +1 e -2 do Anexo), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1 do Anexo) e “Laboratório dos Sentidos” (casarão). A visitação está aberta de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas e quintas, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e de sexta a domingo, das 13h às 20h (acesso até 19h30). Já a biblioteca Marly Mariano & Thomaz Farkas funciona de quarta a sexta-feira, das 13h às 18h.
SERVIÇO:
– Fala aberta “Ditadura Civil Militar no Ceará: Organizações e Estratégias de Violência”
Data: 5 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 16h às 18h
Local: auditório do MIS (Casarão)
– Fala Aberta: Arte e Política com Grupo de Arte Callejera, da Argentina.
Data: 6 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 17h às 19h
Local: auditório do MIS (Casarão)
– [Online] Roda de Conversa: “Pensar Terra – Pensar Quilombo: Nutrir, Educar e Cuidar”
Data: 8 de fevereiro (sábado)
Horário: 17h às 19h
Local: canal do MIS no YouTube (https://www.youtube.com/@mis_ceara)
– Bloquinho de Carnaval Infantil “Alegria de Criança” com Grupo Vemart
Data: 8 de fevereiro (sábado)
Horário: 16h às 18h
Local: praça do MIS
– Sessão adaptada da sala imersiva para pessoas com autismo
Data: 9, 16 e 23 de fevereiro (domingo)
Horário: 13h às 14h
Local: sala imersiva
Vagas: 30
Inscrições: neste link
– Feira da Fotografia
Data: 9 de fevereiro (domingo)
Horário: 15h às 19h
Local: praça do MIS
– Oficina de Direção Fotográfica
Data: 9 de fevereiro (domingo)
Horário: 13h às 16h
Local: sala multiuso (andar -1 do Anexo)
Vagas: 20
Público-alvo: pessoas acima de 16 anos
Inscrições: neste link
– Roda de Conversa: Fotojornalismo Cearense em Pauta
Data: 9 de fevereiro (domingo)
Horário: 16h30 às 17h30
Local: praça do MIS
EXPOSIÇÕES
SALA IMERSIVA:
Local: andar -2 do Anexo
Obras em exibições sucessivas:
- “Fósseis do Cariri”
- “Faz escuro mas eu canto”
“Vermelho Vivo – Amor e Revolução”
Local: (andares +2, +1 e -2 do Anexo)
“Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias”
Local: andar -1 do Anexo
“Laboratório dos Sentidos”
Local: Casarão
Horário de acesso às exposições:
Quarta e quinta-feira: 10h às 18h (acesso até 17h30)
Sexta-feira a domingo: 13h às 20h (acesso até 19h30)
BIBLIOTECA MARLY MARIANO & THOMAZ FARKAS
Local: andar +1 do Anexo
Funcionamento:
Quarta a sexta-feira: 13h às 18h
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.