NIVEA fortalece iniciativas sociais no Nordeste

Neste mês de outubro, em que é comemorado o Dia do Nordestino, a NIVEA fortalece projetos sociais de impacto no Nordeste. Por meio de sua jornada de propósito, O Toque que Transforma e Inspira Conexões, e de sua holding Beiersdorf, Cuidado Além da Pele, milhares de pessoas já foram e seguem beneficiadas na parceria entre a marca e entidades que atuam diariamente na transformação social. Com a organização Amigos do Bem, o foco está no auxílio ao sertão nordestino, levando água, alimentos, telemedicina e itens de higiene a povoados em situação de vulnerabilidade. Já com a Pretahub, hub de aceleração do empreendedorismo negro do Instituto Feira Preta, o intuito é promover conhecimento, empoderamento e conexão com ancestralidade para mulheres negras empreendedoras de regiões periféricas, incluindo atividades nas cidades baianas de Cachoeira e Salvador.

“Acompanhar a evolução e os resultados dos projetos é gratificante, pois é uma forma de sentir o nosso propósito em sua melhor forma e de saber que estamos deixando um legado bonito e duradouro para o Nordeste. Os resultados são animadores e entendemos que o trabalho deve ser contínuo para que possamos amenizar desigualdades”, comenta Ligia Annunziato, head de Marketing para Norte e Nordeste e líder da Agenda de Propósito da NIVEA.

Recursos para o povo sertanejo

Pessoas na frente de uma placa

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Em maio, colaboradores da NIVEA visitaram o Centro de Transformação da Amigos do Bem, em Pernambuco, e visitaram comunidades beneficiadas pela parceria (foto: divulgação/Amigos do Bem)

Parceira da Beiersorf, a Amigos do Bem está inserida no Programa Global de Ajuda Humanitária da companhia – um fundo de 50 milhões de euros, o maior de sua história, para financiar ações no combate à COVID-19 e outras situações emergenciais. No Brasil, em mais de dois anos, a iniciativa já forneceu mais de 68,8 milhões de litros de água por meio de abastecimento por caminhão pipa, instalação de mais de 5,2 mil cisternas, perfuração de quatro poços artesianos e a conversão de oito, já existentes, para energia solar. A ação beneficiou, até o momento, cerca de 26 mil pessoas direta ou indiretamente em 90 povoados do sertão do Ceará, Pernambuco e Alagoas.

O Cuidado Além da Pele da Beiersdorf também levou telemedicina para esses lugares onde o atendimento à saúde é, muitas vezes, precário ou até mesmo inexistente: a empresa e a organização capacitaram voluntários, instalaram postos de atendimento e já registraram mais de 1,2 mil consultas virtuais em cerca de um ano. As ações ainda são focadas em levar alimentos e produtos para o dia a dia das comunidades: mais de 20 mil famílias receberam 190 mil itens de higiene e cuidados pessoais. E ainda: mais de 8,1 mil cestas básicas foram distribuídas para mais de 40,2 mil pessoas.

Fortalecimento de talentos negros

Padrão do plano de fundo

Descrição gerada automaticamente

Afrolab Toque que Transforma, uma iniciativa da NIVEA e da Pretahub, impactam potências negras na Bahia e em São Paulo (imagem: divulgação/Pretahub)

NIVEA e Pretahub estão juntas na segunda edição do programa de mentoria Afrolab Toque que Transforma com foco em iniciativas de empreendedorismo de cuidado e de música. O primeiro workshop é voltado para apoiar, promover e impulsionar o empreendedorismo negro e indígena e conta também com a parceria da femtech Yoni das Pretas. As aulas envolvem pilares de educação empreendedora a partir de uma perspectiva do empreendedorismo de cuidado e tem como objetivo oferecer suporte e capacitação de negócios por meio da metodologia Afrolab, além de acesso a profissionais do bioma PretaHub. Já o segundo projeto vem para potencializar músicos iniciantes: NIVEA junto com a PretaHub e a distribuidora musical Believe criaram o Afrolab Toque que Transforma para apoiar profissionais que desejam iniciar ou estão no início de suas carreiras na área da música. 

Este é o segundo ano que NIVEA apoia a realização do Afrolab Toque que Transforma. Na edição de 2021, foram 392 pessoas que participaram de capacitações online. Ainda no cenário de pandemia, a iniciativa foi expandida para pessoas de todo o Brasil que desejaram se capacitar no ciclo. Desta vez, a expectativa é capacitar cerca de 120 participantes, divididos em quatro turmas: duas turmas focadas em Empreendedorismo de Cuidado, com realização em Salvador (BA) em parceria com a Yoni Das Pretas, e na Casa Pretahub São Paulo (SP), e duas focadas em Música, nas unidades da Casa PretaHub em Cachoeira (BA) e na unidade paulista. A jornada imersiva com encontros presenciais ocorre nos meses de setembro e outubro.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA