Começar uma rotina de treinos é o desafio de muitas pessoas que pretendem mudar os hábitos sedentários. Entretanto, após iniciarem o processo de adaptação, outro obstáculo se torna ainda mais desafiador: manter a frequência e não abandonar os exercícios físicos. De acordo com Julio Cesar Chaves, professor da AYO Fitness Club, vários fatores podem levar a essa desistência dos treinos, como pressa por resultados, ritmo intenso nos primeiros dias e até mesmo vergonha do próprio corpo.
Ao iniciar, pela ansiedade de resultados imediatos, muitas pessoas caem no erro de não seguirem as orientações do profissional de Educação Física e apostam em um ritmo intenso de exercícios. Para que isso não ocorra, é recomendado o acompanhamento de um profissional que direcione para os melhores exercícios e demais variáveis envolvidas, como: volume e intensidade do treino. Quando isso não acontece, os alunos acabam tendo uma rotina de treinos que não conseguem sustentar a longo prazo e acabam deixando as aulas.
“Tudo isso é motivado pela pressa por resultados em tempo mínimo. Ao perceber que os resultados não estão chegando tão rápido como imaginavam, muitos acabam se desanimando e largando as atividades. É preciso que os alunos estejam cientes da importância de um plano de alimentação e exercícios bem elaborado, que se adapte ao seu organismo e sua rotina de vida”, pontua Julio Cesar.
Além disso, ainda há a vergonha do próprio corpo. Alguns alunos estão mais ligados à estética do que à saúde, buscando moldar o corpo conforme idealizam. Ao se depararem com pessoas que já atingiram o corpo desejado, elas acabam aos poucos deixando de frequentar a academia. “Por perceberem que não estão alcançando o resultado imediatamente, acabam se esquecendo da importância de realizar as atividades pensando na saúde”, finaliza Julio.