O Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro retorna aos palcos de Fortaleza e do interior, entre os dias 31/05 a 15/06, com o espetáculo “Passarinhada”. Os shows, que contam com apoio do Governo do Estado do Ceará e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do XI Incentivo as Artes, inovam e encantam os espectadores de todas as idades ao unir o canto de pássaros ao som dos instrumentos de barro. As apresentações são gratuitas e acontecem nos dias 31/05, às 19h, em Cascavel (Polo de Artesanato), 01/06, às 17h, em Aquiraz (Teatro da Tapera das Artes), 08/06, às 20h, em Nova Olinda (Teatro Violeta Arraes), 09/06, às 17h, no Crato (Espaço Cultural Beatos) e, finalizando a temporada de circulação, 14 e 15/06, às 20h, em Fortaleza (Teatro São José).
“Passarinhada” tem direção de Tércio Araripe, músicas de Jorge Santa Rosa e regência de Joel Rocha. Composta por jovens da Moita Redonda, pequeno povoado rural do município de Cascavel-CE, que tem como tradição a cerâmica feita com técnicas ancestrais, a orquestra é formada por instrumentos como guitarra, cello, marimba, flauta, harpa, por exemplo, todos feitos de barro na própria comunidade. Além da apresentação, a orquestra vai realizar nas cidades por onde passar uma exposição e venda de peças feitas na Moita Redonda. Além disso, serão realizadas oficinas gratuitas de cerâmica, com vagas limitadas até 20 participantes por cidade. Inscrição via e-mail [email protected]
Som do barro
Iniciativa realizada pelo Instituto 3 ARTE – Arte, tecnologia e educação, o Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro é uma ação conjunta entre o luthier e artista plástico Tércio Araripe e as “senhoras do barro” de Moita Redonda. Conforme explica Araripe, a ideia do grupo, que foi criado em 2009 pelo próprio artista e luthier, foi o de resgatar a memória de uma tradição que vinha sendo abandonada pela nova geração da região com a realização de oficinas para a produção de instrumentos musicais feitos de barro.
“Precisamos despertar o interesse das novas gerações em seguir adiante com a tradição do barro, algo que vinha perdendo espaço por conta do surgimento de novos materiais, como o alumínio e o plástico. No entanto, acredito que é possível acompanhar a modernidade sem abrir mão do que já foi feito pelos nossos antepassados, o que abre uma série de possibilidades de formação para esses jovens com o barro”, diz Tércio Araripe.
Serviço: Passarinhada, com Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro
Cascavel
Dia: 31/05
Horário: 19h
Local: Polo de Artesanato
Aquiraz
Dia: 01/06
Horário: 17h
Local: Teatro da Tapera das Artes
Nova Olinda
Dia: 08/06
Horário: 20h
Local: Teatro Violeta Arraes
Crato
Dia: 09/06
Horário: 17h
Local: Espaço Cultural Beatos
Fortaleza
Dia: 14 e 15/06
Horário: 20h
Local: Teatro São José
Classificação: livre
Entrada gratuita