Como vocês já viram, o Blog Tudo de Novo agora tem assinatura compartilhada. Além da Helaine Oliveira, eu e Rachel Melo vamos trazer os mais diversos assuntos para pauta da vez. E, um dos meus assuntos preferidos são relacionados à psicologia, saúde mental e as mais variadas nuances do ser humano. Essa será a primeira de muitas postagens sobre os mais diversos assuntos relacionados à mente e ao emocional. Vou dividir experiências, convívios e posicionamentos sobre os mais variados assuntos, além de trazer sempre uma opinião profissional. Confere! 😉
Você certamente já ouviu falar em Outubro Rosa e Novembro Azul, não é mesmo? E sobre a Campanha Janeiro Branco? Não?! É sobre ela que vamos conversar nesse nosso primeiro Papo Sério.
Dedicada a convidar as pessoas a pensarem mais profundamente sobre suas vidas e o quanto conhecem a si mesmas, a campanha coloca os temas da Saúde Mental em evidência, em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. O Janeiro Branco é pensado para a promoção de saúde emocional na vida dos indivíduos, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para conhecer, prevenir e combater doenças como a depressão, por exemplo.
Apesar de, em pleno século 21, ainda existir um tabu imenso em torno de termos como “terapia”, “psicólogos” e “psiquiatria”, a depressão (seguirei utilizando o exemplo citado no parágrafo anterior) já é considerada a “doença do século” e vem matando pessoas diariamente. Vale lembrar que a imagem de uma pessoa fraca que fica deitada numa cama sem querer se alimentar nem fazer nada é apenas UMA das diversas manifestações da doença. Às vezes o colega de trabalho com quem você divide a mesa todos os dias, que brinca, ri e faz suas tarefas impecavelmente está morrendo por dentro e simplesmente não consegue pedir ajuda.
Esses movimentos são importantíssimos para nos alertar que devemos olhar mais para os lados e também nos cuidar mais. Não somente no que tange o físico e a alimentação. Cuidar da cabeça, do que tem dentro de você, dos seus demônios, traumas e medos pode ser ainda mais importante. Cuide-se!
Serviço:
A Clínica Veredas Psicológicas está realizando rodas de conversa sobre vários assuntos. Os encontros são facilitados pelas psicólogas Luiza Braga e Nara Barreto. Os eventos são gratuitos, as inscrições são realizadas por e-mail e as vagas são limitadas.
19/01 – Luto não reconhecido – A importância de reconhecer a dor da perda
26/01 – Trauma psicológico – É possível lidar de forma saudável?
30/01 – O que são relacionamentos tóxicos e por que é tão difícil se livrar deles?
Local: Clínica Veredas Psicológicas (Av. Dom Luís, 1233, salas 1108 e 1109.
Inscrições: [email protected]