Prevenção ao Suicídio é tema de audiência pública no dia 29 de setembro na Assembleia Legislativa do Ceará

Audiência Publica alusiva ao Setembro Amarelo: debate sobre a Prevenção ao Suicídio. A atividade acontecerá no 29 de setembro às 9h na Assembleia Legislativa do Ceará, um requerimento do Deputado Estadual Renato Roseno (PSOL)!
prevencao-suciiidaoidp

Você sabia que Fortaleza é a quarta Capital com maior taxa de suicídio no Brasil? Precisamos conversar sobre isso. E convidamos para que você conheça a campanha “Setembro Amarelo”, atividade de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. Há uma atenção especial no dia 10 de setembro, pois é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
De acordo com o Programa de Apoio a Vida (Pravida), o suicídio – tema ainda considerado tabu – é um problema de saúde pública que atinge cerca de 12 mil pessoas por ano. Seis pessoas em cada 100 mil morrem por suicídio em Fortaleza, o que resulta em uma média de 300 pessoas por ano. Fortaleza é a quarta Capital com maior taxa de suicídio no Brasil, aponta o Pravida. E a taxa de suicídio pode ser ainda 50% maior que o registrado, considerando casos que são classificados como acidente de trânsito ou queda, por exemplo, quando não são.
Com o objetivo de dialogar sobre o tema, a Audiência Pública tem o objetivo de conscientizar que as pessoas que têm risco de suicídio devem ser levadas à um profissional para tratar a doença de base que o provoca, necessitando de políticas públicas que possam tentar diminuir sensivelmente a taxa de suicídio.
Foram convidados para a Audiência Pública: a Secretaria de Saúde do Estado, o Núcleo de Atenção em Saúde Mental do Estado do Ceará, Centro de Assistência Toxicológica do Instituto Doutor José Frota (IJF), Célula de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Programa de Apoio a Vida (Pravida).

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA