Nesta sexta-feira (23), o Sistema Fecomércio Ceará lançou o Programa de Compra Direta de gêneros alimentícios de produtores familiares, que atuam na agricultura, pecuária, piscicultura e carcinicultura, para atender às demandas das unidades do Sesc e do Senac em todo o Estado. Mais de R$ 26 milhões serão destinados às compras, apenas no primeiro ano do programa, contemplando 13 cooperativas credenciadas que representam mais de 150 produtores.
O evento de lançamento aconteceu na sede da Federação e contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio, deputado federal Luiz Gastão; do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz; o diretor-superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo; o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, Odilon Aguiar; os vereadores de Fortaleza Eudes Bringel e Estrela Barros; o superintendente do Sistema Fecomércio, Henrique Javi; a diretora Regional do Senac Ceará, Débora Sombra, além de agricultores e líderes de cooperativas.
Os produtores – que são das mais diversas regiões do Ceará, incluindo Cariri, Sertão Central, Litoral Oeste/Vale do Curu e Serra da Ibiapaba – estão organizados por meio de cooperativas. Os insumos fornecidos por meio desse programa vão atender ao Hotel Sesc Iparana, restaurantes e clubes recreativos do Sesc, além dos cursos de gastronomia e as empresas-escolas do Senac, como o restaurante Mayú e o Café Senac. Também está previsto o suprimento de gêneros alimentícios para executar oficinas e práticas alimentares a serem realizados nos projetos Povos do Mar, Herança Nativa e Mostras de Cultura, além da criação de menu para eventos institucionais. Vale destacar o atendimento das escolas Educar Sesc, bem como as unidades Sesc Ler, visando o preparo da merenda escolar.