As inscrições do Projeto DJOPOI, idealizado pela Associação Tapera das Artes, foram prorrogadas até o dia 20 de julho. A iniciativa que visa oferecer uma experiência científica musical, com foco na formação profissionalizante e no engajamento de adolescentes e jovens, decidiu estender o prazo dos cadastros para que mais jovens tenham a oportunidade de vivenciar uma experiência única e de forma gratuita. Para realizar a inscrição, o participante deve acessar o regulamento e preencher a ficha disponível no endereço: www.taperadasartes.org.br/
Entre os instrumentos que serão trabalhados no projeto estão os arcos de violino, a viola, o violoncelo e contrabaixo, além de práticas coletivas de orquestra de cordas. O resultado do processo seletivo dos alunos será anunciado no dia 29 de julho. O período de matrículas será divulgado juntamente com o resultado. As aulas têm previsão de início em agosto, com data ainda a confirmar.
Na área de luteria, estão abertas: 14 (catorze) vagas para aprendizes em desempenho da luteria tradicional no aprendizado de construção de violino-viola-violoncelo-
Já para as práticas coletivas com orquestra de cordas serão abertas 21 vagas para aprendizes selecionados do Estado do Ceará para residência artística a ser realizada no município de Aquiraz, onde fica a sede da Tapera das Artes, e 28 vagas para aprendizes do Estado de São Paulo para residência artística a ser realizada no município de Vinhedo, interior de São Paulo.
O Ministério da Cidadania e a Fresenius Kabi apresentam o projeto DJOPOI, que tem realização da Tapera das Artes, parceria institucional da Enartes – Música Meta Educação & Marketing Cultural, apoio da Azul Linhas Aéreas e Cerbras, patrocínio da Fresenius Kabi, Dakota, Usibras, FAN e Acal. O projeto é viabilizado pela Secretaria Especial da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313), por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).
Tapera das Artes