Promover – através da música – o desenvolvimento humano e cultural de adolescentes em situação de risco. Este é o principal propósito do Projeto Canto da Casa, lançado no último dia 26, na EIM Instalações Industriais. O projeto é uma iniciativa da Associação dos Amigos do Coral da UFC em parceria com a Coelce e a EIM. Conta também com patrocínio da Secult-CE.
Com foco na cultura cearense, o Canto da Casa consiste na criação de um núcleo de vivências especializado em educação musical por meio do canto coletivo para a democratização do ensino da música. Vislumbra também proporcionar aos jovens a possibilidade de descoberta das suas aptidões musicais, formando possíveis músicos, grupos vocais e futuros apreciadores da música.
As aulas acontecem três vezes por semana na sede da EIM (Washington Soares, 5.700). Ao todo, são 40 adolescentes na faixa etária dos 15 aos 18 anos beneficiados por ano, devendo estar regularmente matriculados na rede pública estadual de ensino. Os alunos têm acesso a aulas gratuitas de canto-coral, teoria musical, técnica vocal e expressão corporal com professores músicos graduados pela UFC.
Além de ceder o espaço e a estrutura para as aulas, a EIM apoia o projeto através da Escola Industrial, instituição que funciona dentro da empresa e oferece cursos de Eletricidade, Soldagem, Caldeiraria e Informática, entre outros. Durante o projeto, os jovens do Canto da Casa terão aulas gratuitas através da Escola Industrial.