Em parceria com o SENAI-RN, varejista se prepara para formar a terceira turma de costureiras; após conclusão do curso, profissionais são contratadas pela marca
A partir da demanda, ambas instituições se reuniram e formataram o curso gratuito de Costureiro Industrial do Vestuário, já existente no SENAI-RN. Entre as mudanças essenciais estava a localização do curso que foi instalado em um galpão de costura na fábrica da Guararapes, no Distrito Industrial de Extremoz; e o aumento de turmas que de 30 passou a ter 100 alunos por período matutino ou vespertino, com três professoras do SENAI-RN e três instrutores da Riachuelo. Tudo isso aconteceu em um ambiente ventilado e seguro para todos, com distanciamento adequado entre as mesas de costuras e seguindo todas as recomendações das autoridades competentes.
Com metodologia certificada pelo SENAI-RN, infraestrutura, maquinário, materiais e transporte cedidos pelo Grupo Guararapes, o curso, completamente gratuito, tem duração de 240h e qualifica os profissionais nos três tipos de máquinas: reta, overloque e galoneira.
Com o intuito de transformar vidas por meio da moda enraizado em seu DNA, o Grupo Guararapes, que conta com mais de 4 mil costureiras no parque fabril de Natal-RN, destinou as primeiras vagas do curso para o entorno. De acordo com o diretor industrial, os colaboradores indicaram alunos, pois o Grupo possui o propósito de desenvolver a comunidade, uma vez que estão numa zona industrial e periférica.
.
Ainda segundo o executivo, o Grupo Guararapes possui planos de expansão do projeto e espera criar um curso dedicado a pessoas em situações de vulnerabilidade e minorias como transsexuais e mulheres acometidas por violência doméstica. “Queremos contribuir com o desenvolvimento das comunidades. Acreditamos no Brasil e o nosso plano é gerar renda e trabalho para inúmeras famílias. E, conforme as lojas Riachuelo crescem, as oportunidades de emprego também aumentam, pois o aumento de demanda gera necessidade de mão de obra qualificada e especializada“, finaliza.