Robinson Crusoe inaugura fábrica de envase de atuns no Ceará

A Robinson Crusoe, indústria brasileira da área de pescados em conserva, inaugurou, na terça-feira, 28, a fábrica de envase de latas de atum no Ceará. Estiveram presentes no evento de inauguração, Jesús Manuel Alonso Escuris, filho do fundador e atual presidente do grupo, o governador Camilo Santana, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Ferreira Teles, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Francisco de Queiroz Maia Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão e o deputado estadual Júlio César Filho. Para receber a honraria, Jesús Alonso Fernandez foi representado por sua neta Carlota Alonso López, que hoje dirige o marketing do grupo.

A expectativa é de que a unidade, localizada em São Gonçalo do Amarante, produza 100 milhões de latas de sardinha e de atum até 2022, inicialmente todas para envase de seus próprios produtos. “Estamos orgulhosos de estar trabalhando no Ceará, muito particularmente pela prática artesanal da pesca do atum”, disse Jesús Manuel Alonso. O investimento amplia os negócios do grupo no Ceará e mira as vendas externas. “Estamos começando exportação para os Estados Unidos. Já vendemos na América Latina. E estamos negociando exportações para a União Europeia”, detalha.

O secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará, Sílvio Carlos Ribeiro, detalha que a capacidade de produção da Robinson Crusoe tem sido responsável por colocar o Ceará em primeiro lugar na exportação de atum em conserva no País. “De janeiro e agosto de 2021, nós crescemos 171% nas exportações de conservas de atum, e só a Robinson Crusoe exporta no Ceará e no Brasil”.

A empresa está em São Gonçalo do Amarante desde 2014. É a maior indústria de pescados do Norte e Nordeste. Além destas regiões, abastece também parte do Sul e Sudeste.

“Para nós é muito importante fortalecer a economia do mar, uma atividade que tem um grande potencial no litoral cearense e no Nordeste brasileiro”, afirmou o governador Camilo Santana, durante a inauguração.

A ampliação do complexo foi de 8 mil metros para 12 mil metros quadrados. A previsão de  investimentos da companhia, nos próximos cinco anos, será de R$ 100 milhões. No entanto, em 2021, segundo ano desde o início da meta, já destinou R$ 57 milhões aplicados em tecnologia industrial e modernização.

A unidade gera 540 empregos diretos, com aproximadamente 70% dos postos de trabalho ocupados por mulheres, e 1.500 empregos indiretos, contando também com a força de trabalho de pescadores locais. De acordo com o diretor de controladoria da Robinson Crusoe, Fernando Botelho, a ampliação poderá viabilizar, em até dez meses, o aumento de empregos para 2022 de 50%, já que serão necessários dois turnos de trabalho. “Estamos falando de mais 150 vagas”.

 

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA