SBACV alerta sobre os perigos da obesidade para a circulação

A obesidade traz diversos malefícios à saúde, inclusive podendo dificultar a circulação arterial, venosa e linfática. “A circulação arterial, só para lembrarmos, leva o sangue do coração para as extremidades, rico em oxigênio e alimentos essenciais para a nutrição dos tecidos”, pontua o presidente da da SBACV, Dr. Frederico Linhares.

A circulação venosa recebe este sangue pobre em oxigênio e nutrientes e o leva de volta ao pulmão para ser oxigenado. Já a circulação linfática leva um líquido claro, filtrado do sangue, até as grandes veias torácicas. “O mau funcionamento das válvulas venosas e o aumento do peso podem causar o surgimento de varizes. Além destas, outra complicação que acomete obesos é a trombose em decorrência do mau bombeamento do sangue para o corpo”, esclarece o especialista.

Segundo Linhares, a trombose é caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em veias que pode estar localizada em diversas regiões do corpo, normalmente nas pernas. A trombose venosa profunda ocorre devido a uma obstrução por coágulos no fluxo sanguíneo.


Prevenção e alguns tratamentos

Para evitar a incidência de problemas circulatórios, a recomendação é manter o controle do peso corporal sempre em dia. O Dr. Frederico adverte: “Fuja dos alimentos industrializados, pois contêm grandes quantidades de sódio, gordura trans, açúcar e conservantes e cooperam para o aumento do peso. Faça atividades físicas regularmente. A caminhada ou natação, por exemplo, estimulam a circulação sanguínea e atuam no controle do peso”.


Segundo e presidente da SBACV, se a pessoa obesa apresentar microvarizes ou telangiectasias, os médicos recomendam esclerose com laser transdérmico ou injeções de produtos esclerosantes, como a glicose 75%, após avaliação por um angiologista. O procedimento cirúrgico pode ser realizado tanto pelo método convencional como pelos métodos mais modernos, como cirurgia com laser endovascular e radiofrequência. No caso da trombose, o ideal é procurar um profissional angiologista o quanto antes para que ele indique o melhor tratamento.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA