Senac leva moda autoral até Londres

Aproveitando a realização da London Fashion Week, período no qual a cidade recebe os mais importantes empresários, profissionais e jornalistas de moda de todos os continentes, o Senac apresenta em Londres, no período de 11 a 25 de fevereiro, três projetos desenvolvidos no Estado do Ceará sob a coordenação e apoio da entidade.  Além de realizar duas exposições na Embaixada do Brasil em Londres, a instituição viabilizou a participação de um jovem designer cearense na mostra International Fashion Showcase (IFS).

David Lee, formado em desenho de moda pelo Senac Ceará, expõe suas peças na IFS, a ser realizada na lendária Somerset House, que reúne 16 artistas entre os melhores designers de moda emergente no mundo, para participar do evento. A coleção que o designer leva para a mostra fala sobre o homem contemporâneo, explorando elementos da dança e do esporte e tendo como base a alfaiataria, o militar e o sportswear: “Vamos focar em partes que compõem melhor a exposição, revelando a preciosidade dos sentimentos, das emoções, referenciando a delicadeza do balé e a força do atleta. A ideia é trazer para fora esse interior como primordial, por isso se chama Avesso”, ressalta o designer.

A International Fashion Showcase (IFS) tem o objetivo de explorar diferentes culturas e questões sociais de diversos lugares do mundo através das criações de jovens artistas da moda, funcionando também como impulsionador para esses novos talentos que passam por um rigoroso e longo processo seletivo. A iniciativa é organizada pelo British Council, British Fashion Council, London College of Fashion, UAL e Somerset House, contando com o envolvimento de embaixadas e instituições culturais e educacionais de diversos países, como o Senac.

Além da participação de David Lee na IFS, o Senac leva até a Embaixada Brasileira em Londres duas exposições: “A Hora do Brasil” e “Meu Coração Coroado”. O Mestre do Couro Espedito Seleiro ganha exposição inspirada no livro Meu Coração Coroado, que conta sua trajetória. O cearense ganhou renome internacional com suas criações de design único, transformando as tradicionais peças de couro tão usadas no sertão nordestino em itens de moda. Colorindo o couro e criando recortes diferenciados com o material, o artesão deu novo significado ao ofício de seleiro que herdou da família, atuante no ramo há seis gerações.

A mostra, que leva o mesmo nome do livro, escrito e organizado por Eduardo Motta e lançado pela Editora Senac Ceará, reúne uma série de obras do Mestre Espedito. Com uma arte tão autêntica que desperta o interesse não apenas do mercado da moda e do design, mas também da comunicação e pesquisa, o morador da cidade de Nova Olinda, no interior do Ceará, segue ganhando espaço com seu trabalho único, que já esteve em projetos como a coleção de móveis Cangaço, fruto da parceria com os irmãos Campana.

Já a exposição “A Hora do Brasil” resulta de uma parceria entre o Senac/CE e o estilista Jum Nakao, e reúne peças criadas durante o Reality Project, ação realizada pelo Senac Ceará dentro da edição de 2012 do Dragão Fashion Brasil, maior evento de moda autoral do país. Na ocasião, o projeto reuniu, durante cinco dias, 20 profissionais para criarem juntos uma coleção que foi desfilada no último dia do evento, com o público acompanhando ao vivo, in loco e online todo o processo. O resultado foi uma coleção que mescla diversas culturas e saberes em peças projetadas e executadas em tempo recorde por um time formado por estilistas, designers, costureiras, artesãos, instrutores do Senac e estudantes sob a coordenação de Nakao.

As duas exposições, realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), instituição criada e mantida pelos empresários do comércio, e pelo Sistema Fecomércio Ceará, em parceria com a Embaixada do Brasil em Londres, têm a curadoria do designer cearense Érico Gondim.

Serviço:

International Fashion Showcase (IFS)

Período: 11 a 25 de fevereiro de 2019

Horário: segunda, terça, sábado e domingos 10h00/18h00 (admissão até às 17h00) quartas, quintas e sextas-feiras 11h00/20h00 (admissão até 19h00)

Endereço: West Wings Galleries, Somerset House, Strand, Londres WC2R 1LA www.somersethouse.org.uk

Entrada gratuita

Transporte: Temple, Embankment, Charing, Cross, Waterloo

Abertura das Exposições Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro e A Hora do Brasil

Data15 de fevereiro de 2019

Horário: 17h30

Local: Embaixada do Brasil em Londres

Endereço: 14-16 Cockspur Street, London SW1Y 5BL

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA