Aos 63 anos, a cantora Adna Oliveira apresenta ao público o seu show GAIA, no canal do youtube do Centro Cultural Belchior, esse sábado (06), às 16h. Com uma trajetória permeada por trabalhos sociais e muitas mudanças que marcaram sua vida pessoal entre o eixo RJ-CE, a artista mergulha profundamente em suas pesquisas e referências musicais para trazer uma mensagem de amor à Gaia (o planeta Terra, segundo a mitologia grega).
A Virada Sustentável de 2019 foi o festival anfitrião da primeira versão do show. Nele, músicas de grandes cantoras negras deram o tom feminista e racial da apresentação feita especialmente para o evento. O nome Gaia foi uma sugestão da filha e, na época, Adna trabalhou com uma banda exclusivamente feminina. Hoje, a artista afirma que o atual trabalho dá a oportunidade de falar sobre muitas questões que a incomodam, como a polarização da sociedade; as tragédias sociais como consequências das atitudes do ser humano para com a Terra e a desconexão com a natureza na busca incessante por lucro. A cantora entende como um aviso/alerta de mãe terra à humanidade sobre a desordem no planeta causada pela desconexão do ser humano da natureza.
O show é formado por 4 canções, reunindo composições de Elcio Oliveira, Seu Jorge, Flaira Ferro, Jonathan Silva e ainda declamações dos poemas “O que é o amor?”, de Luana Florentino, “Inexato”, de Elisa Lucinda, além de trechos da Carta do Índio (1854), do Cacique Seattle, líder indígena dos Estados Unidos que redigiu o documento para autoridades públicas em defesa da terra. Através das músicas, o público acompanhará uma narrativa comprometida em provocar uma reflexão sobre como a humanidade é um ser integrado a tudo de bom e ruim que causamos. Segundo a artista, todos estamos em tudo, somos uma simbiose e nada existe sem o outro lado, seja positivo ou negativo.
Passado o período da pandemia, o show GAIA deverá contar com participações especiais de artistas de diversas linguagens refletindo exatamente a mensagem que deseja transmitir, a de que tudo está ligado e conectado, assim como todas as manifestações artísticas. A apresentação com cerca de 30 minutos terá acessibilidade em LIBRAS e ficará disponível durante uma semana no canal do youtube do Centro Cultural Belchior.
SERVIÇO:
Show GAIA, de Adna Oliveira
Exibição: 06/02 (sáb), às 16h
No canal do Youtube do Centro Cultural Belchior (30min.)