O Instituto Eduardo Campos (IEC) está com inscrições abertas para as oficinas preparatórias do festival Festejos da Liberdade, em Pacatuba. As aulas abordam iluminação para espetáculos, mídias sociais e produção para eventos culturais, visando formar jovens e adultos da Região para atuarem no evento, que acontece de 27 de janeiro a 8 de fevereiro, no Sobrado da Abolição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo perfil do Instagram @sobradopacatuba, que disponibiliza link na bio.
No total, são 15 vagas por oficina e o critério de seleção se baseia na resposta sobre expectativa e intenção para realização das formações, contida no formulário de inscrição. A divulgação do resultado acontece no perfil do Instagram do Sobrado.
A oficina de Iluminação – Da Montagem à Luz em Cena vai ser ministrada por Ciel Carvalho, nos dias 13 e 21 de janeiro. Ele participou de diversos festivais de teatro, circo e dança, nacionais e internacionais, atuando como iluminador e cenotécnico. Fez mestrado em Artes, desenvolveu pesquisa no campo da iluminação cênica, publicou artigos científicos e também é professor nessa área.
O workshop Produção na Prática vai enfocar, no dia 18 de janeiro, a atuação da equipe de produção em festivais culturais. Quem conduz a aula com abordagem prática é Cristiane Pires, gestora, consultora e produtora executiva de projetos nos campos social e cultural, incluindo grandes festivais locais e espetáculos de circulação nacional.
Já os participantes da oficina Social Media: Como Divulgar Meu Festival nas Redes Sociais? vão aprender a criar e executar um plano de divulgação a partir do Festejos da Liberdade. Á frente dessa formação está Álee Rosa, criadora da ARSO Social Media, que presta serviço especializado em redes sociais com atuação em festas, esportes, eventos sociais e culturais, comércio, política e geração de conteúdos criativos. Ela também é filmmaker mobile e designer gráfico. Traz no currículo experiências em festivais de grande porte no Ceará.
“É uma forma de preparar a equipe que vai trabalhar durante o festival, além de ser uma forma didática de compartilhar como a gente faz a gestão desse projeto, oferecendo mais uma oportunidade de aprendizado e experiência profissional. O nosso objetivo sempre é fortalecer o empreendedorismo e a cena cultural na nossa região”, explica Juliana Ferreira, gestora cultural à frente das ações do Sobrado da Abolição, sobre as oficinas preparatórias. Os participantes recebem certificação e podem ser contratados para um estágio remunerado durante o festival.
Festejos da Liberdade
O festival Festejos da Liberdade é realizado desde 2018, em alusão ao dia 02 de fevereiro, data de outorga da ‘abolição da escravatura’ em Pacatuba (CE). Promove o reconhecimento do legado ancestral dos povos originários e afro diaspóricos, por meio de exposições, rodas de conversa e apresentações artísticas – incluindo espetáculos de música e dança que representam a culminância dos Programas de Formação do Centro Cultural Eduardo Campos.
Em 2025, se apresenta como festival multicultural, a partir da compreensão de que a diversidade cultural é também um legado ancestral dos povos escravizados, e que a escravidão surge pela imposição de uma cultura uniforme, que desrespeita outros modos de existência, crenças e formas de organização social.
O festival Festejos da Liberdade é uma realização do Instituto Eduardo Campos (IEC), com produção do Coletivo Rama e apoio cultural da Enel Distribuição Ceará, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Esse ano, envolverá artistas de seis municípios da Grande Fortaleza (Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Caucaia), além de Palmácia e da capital cearense.
SERVIÇO
Inscrições para oficinas e workshop: @sobradopacatuba (link na bio)
Grátis
Oficina de Iluminação – Da Montagem à Luz em Cena, com Ciel Carvalho
Período de inscrições: Até 10/01
Resultado da seleção: 15/01
Aulas: Dias 13 e 21/01, de 17h à 20h
Local: Sobrado da Abolição (Rua Major Crisanto de Almeida, 1926 – Pacatuba)
Workshop Produção na Prática – Atuação da equipe de produção em festivais culturais, com Cristiane Pires
Período de inscrições: Até 10/01
Resultado da seleção: 15/01
Aula: Dia 18/01, de 8h30 à 11h30
Local: Sobrado da Abolição (Rua Major Crisanto de Almeida, 1926 – Pacatuba)
Oficina Social Media: como divulgar meu Festival nas Redes Sociais?, com Álee Rosa
Período de inscrições: Até 20/01
Resultado da seleção: 23/01
Aula: Dia 25/01, de 8h30 à 11h30
Local: Sobrado da Abolição (Rua Major Crisanto de Almeida, 1926 – Pacatuba)