Por um ecossistema sustentável, o DFB Festival — Dragão Fashion Brasil, reforçando seu objetivo de promover a sensibilização ambiental, responsabilidade social e a economia criativa, desenvolveu, em parceria com a Transforme Serviços Verdes, um evento sustentável, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O movimento contará com o gerenciamento de resíduos sólidos durante as fases de montagem, operação e desmontagem, objetivando a implementação, melhoria e manutenção da qualidade ambiental por meio da não geração, redução, reaproveitamento e reciclagem, assegurando a correta destinação e diminuição do volume destinado ao aterro sanitário.
Dessa forma, os recicláveis serão doados para o ECOENEL, programa de reciclagem do Grupo Enel reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma prática de referência ambiental para enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos (PNRS), gerando bônus na conta de energia do abrigo São Lázaro. Os materiais passíveis ao reaproveitamento serão encaminhados para projetos que incentivam o empreendedorismo sustentável, enquanto os resíduos orgânicos serão destinados à compostagem e transformados em adubo.
Dados referentes aos anos de 2019, 2022 e 2023 incluem 3.848 kg de recicláveis, 659 kg de orgânicos e 1.498 kg de reaproveitáveis. Visando minimizar os impactos ambientais nos pilares econômicos, sociais e ambientais, o DFB, juntamente com a Transforme Serviços Verdes, irá efetuar a gestão desses materiais gerados durante o evento.
A separação nesta edição será realizada da seguinte forma: recicláveis como plásticos, papel/papelão, metais, vidro e óleo de cozinha; orgânicos como aparas de legumes e frutas, pão, casca de ovo, guardanapo sujo e restos de comida em geral; resíduos para reaproveitamento como cortes de madeiras, lonas, tecidos e carpetes; e rejeitos como luvas, máscaras, canudos de plástico e embalagens laminadas.