Tudo de Novo testou: Lidio Carraro Faces FIFA World Cup 2014

O Blog Tudo de Novo foi convidado para degustar os dois vinhos oficiais da Copa 2014, produzidos pela Vinícola Lídio Carraro. A degustação, com apresentação e curiosidades das bebidas, foi feita por Juliano Carraro, diretor comercial da vinícola.

 

20130918_202805
Juliano Carraro apresentou os vinhos durante degustação

Lidio Carraro Faces FIFA World Cup 2014 é o vinho licenciado oficial da Copa do Mundo da FIFA de 2014™ e foi elaborado nas versões tinto e branco. Com a proposta de celebrar a diversidade das regiões vinícolas brasileiras, o vinho Lidio Carraro Faces Tinto é composto de 11 variedades de uvas cultivadas em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, em homenagem à escalação dos times de futebol.  De acordo com Juliano, em esquema tático 442, as uvas Teroldego, Touriga Nacional, Tempranillo e Pinot Noir fazem o ‘meio-campo’, apresentando papel importante no perfil olfativo, uma espécie de introdução ao sabor. As Tannat, Nebbiolo, Alicante e Ancellotta estão na ‘defesa’, compondo a estrutura do vinho. Merlot e Cabernet Sauvignon são os ‘atacantes’, por terem um caráter mais forte e encorpado. A uva com a função de ‘goleiro’ seria a Malbec, associada à vontade de repetição do vinho. Quando provei, senti um sabor suave e pelo time de uvas não deixa aquela adstringência que pode ser sentida pelos taninos contidos nos vinhos tintos. Após saboreá-lo, você sente ainda a boca salivar, sem aquela sensação de boca seca.

20130918_204846

Já o vinho branco Faces é uma combinação das uvas Chardonnay, Moscato e Riesling Itálico,  as três principais uvas cultivadas na Serra Gaúcha. Bastante suave, ele pode ser saboreado sozinho ou acompanhado de pratos leves.

 

20130918_215823

 

Além do Faces (Branco e Tinto), também experimentei outros rótulos da vinícola, como o Dádivas Chardonnay (eleito melhor vinho branco na sua categoria na Expovinis 2013) e que por ser um pouco mais encorpado, pode ser acompanhado por carne grelhada, por exemplo. Outro saboreado foi o Dádivas Pinot Noir,  um tinto que também não deixa muita adstringência na boca após saboreado; em seguida veio o Touriga Nacional e Tannat do Elos, que pede carnes mais nobres por seu buquê mais encorpado, e por último o Quorum Gran Vindima 2006, que possui em sua combinação 40% de uva Merlot, 25% de Cabernet Sauvignon, 20% de Tannat e 15% de Cabernet Franc.

Juliano Carraro ainda apresentou um pouco sobre a história da Vinícola Carraro e o posicionamento de mercado da empresa familiar, que aposta na qualidade dos seus vinhos. “Nossas uvas são manipuladas diretamente pois não utilizamos agrotóxicos ou outros meios de controle de pragas”, explicou, mostrando na apresentação uma máquina que joga vapor quente nas videiras, causando choque térmico e uma consequente proteção natural da planta a pragas e insetos. A cinco gerações da família na viticultura, a Lidio Carraro Vinícola Boutique iniciou sua trajetória em 1998, implantando vinhedos próprios, a partir da realização de estudos geoclimáticos e caracterização das melhores parcelas de solos para cada variedade de uva em duas regiões de localização privilegiada no Rio Grande do Sul. Em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, em parcelas de solo argilo- origem granítica, baixos teores de matéria orgânica e boa drenabilidade.

 

 

 

Os rótulos de Lidio Carraro Faces FIFA World Cup 2014 chegam ao Ceará pela Opção Distribuidora. O consumidor final já encontra o produto em Fortaleza no Empório Delitalia  (Av. Des. Moreira, 533 – Meireles).

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA