Vila Galé Rio de Janeiro realiza fampress com esquenta para o Carnaval carioca

A ação contou com jornalistas de diversos estados brasileiros e influenciadores para conhecerem de perto as acomodações do Hotel e participar de uma feijoada pré-carnavalesca.

Ir ao Rio de Janeiro é se maravilhar desde a saída de casa até o destino final. A convite do grupo Vila Galé, o Blog Tudo de Novo foi convidado a ir à Cidade Maravilhosa conhecer de perto o pré carnaval carioca e as acomodações do hotel que fica localizado na Lapa, um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro e conhecido por ser um reduto da boemia local.

Confira vlog no nosso canal do Youtube:

Saiba um pouco mais sobre o Vila Galé Rio de Janeiro:

Localizado na Lapa, em um palacete todo restaurado do século XIX, o Vila Galé Rio de Janeiro possui 292 alojamentos e está separado em duas alas: a Ala Collection, um edifício que resulta da recuperação de um antigo, que integra as suítes que mantêm o charme palaciano, e a Ala Lapa Towers, uma torre de 13 andares que integra os alojamentos com um estilo mais moderno.
Com decoração inspirada no samba, bossa nova e na cultura luso-brasileira, o hotel Vila Galé Rio de Janeiro conta com restaurante Versátil, cozinha inspirada em pratos nacionais e internacionais, e o cardápio Massa Fina, onde as pizzas artesanais são o prato principal. Aos sábados é possível almoçar uma saborosa feijoada brasileira e aos domingos buffet português. E ainda tem dois bares – um da piscina e o outro mais emblemático, o Bar Fidelio, com peças decorativas vintage e dedicado ao cantor Vinicius de Moraes. No hotel, é possível desfrutar de uma piscina exterior e do Satsanga Spa. Para eventos, o centro de convenções conta com oito salas, com capacidade para até 900 pessoas.

Em 2012, a rede Vila Galé, em seu processo de expansão no Brasil, tinha o desejo de estar no Rio de Janeiro e já tinha prospectado diversos locais na cidade. “Durante nossas buscas, um amigo indicou um palácio no centro, onde funcionou uma escola que pertencia a uma família de origem portuguesa que estava à venda, fruto de uma partilha de herança. Quando fui visitar a área pela
primeira vez, fiquei maravilhado”, conta José Antônio Bastos, diretor de Operações. Apesar do potencial do prédio, a estrutura estava em estado de degradação avançado e foi necessário de um estudo de viabilidade construtiva e financeira. A obra de restauro teve início em janeiro de 2013 e foi aberta ao público em dezembro de 2014.
A partir do trabalho desenvolvido por pesquisadores, descobriu-se que a existência do imóvel já aparece em planta da Cidade do Rio de Janeiro de 1866. O prédio que abrigou recentemente o Colégio Moderna Associação Brasileira de Ensino (MABE) por mais de 60 anos foi uma das referências em educação no Centro do Rio de Janeiro.


Registros:
Século XIX: No século XIX o prédio se destacava como “Palacete do Conde de Leopoldina”, primeiro Conde Leopoldina foi o título recebido por Henry Baudinel Lowndes, nascido em Glasgow, na Escócia, em 1861 e falecido em 1931. No final do século XIX, o Conde de Leopoldina faliu e novo registros mostram Visconde de Moraes como proprietário em 1906. Ali se instalou o Hotel Freitas, que era conhecido por ser o endereço fixo de funcionários públicos.
Século XX: Como um salto no tempo sem mais referências ao Hotel Freitas, em 20 de janeiro de 1921 foi inaugurado o Magnífico Hotel, com hospedagem de luxo. Àquela época já havia água canalizada, 80 quartos e serviços diversos. Uma curiosidade é que àquela época foi realizado um evento prestigiado pelo Hotel: um concurso para encontrar ‘A Mais Bela Mulher do Brasil’.
As últimas referências ao Magnífico Hotel são encontradas no ano de 1943. Durante o tempo em que esteve em funcionamento, principalmente na década de 1930, o hotel serviu não só de hospedagem temporária de autoridades, celebridades e esportistas acompanhados ou não de delegações, como também de residência fixa. O funcionamento foi encerrado após um leilão de
móveis, utensílios, bebidas, roupas de cama e mesa do hotel nos dias 7 e 8 de maio de 1943.

De hotel para colégio: No mesmo ano, 1943, a instituição de ensino Colégio do ISP (Instituto Superior de Preparatórios) foi transferida para o prédio. Somente no final da década de 40 é que esta instituição passou a se chamar Moderna Associação Brasileira de Ensino (MABE). O colégio MABE funcionou no prédio até o momento da rescisão de contrato de locação em 10 de agosto de 2012.


Curiosidades sobre a rua Riachuelo, onde está localizado o Vila Galé Rio de Janeiro:

  • O caráter ilustre que havia se tornado a Rua do Riachuelo, no século XIX, inspirou o escritor Machado de Assis. A rua foi palco da infância de um de seus personagens na obra “Dom Casmurro”, o Bento Santiago. Na trama, o personagem relembra as chácaras que lá havia e sua casa, localizada na rua, descrita no romance.
  • Além da restauração do palacete histórico, o fundador da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, pediu ainda para restaurar o chafariz na rua Riachuelo, na altura do número 173, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por sua importância cultural.

Confira fotos dos espaços do hotel: (fotos: Divulgação / Vila Galé Rio de Janeiro)

Vila Galé Rio de Janeiro
Rua Riachuelo, 124, Lapa,
CEP: 20.230-014. Rio de Janeiro- RJ
Telefone (+55 21) 2460-4500

EMAIL
Para reservas: [email protected]
Outros assuntos: [email protected]

One thought on “Vila Galé Rio de Janeiro realiza fampress com esquenta para o Carnaval carioca

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA