Inec lança Campanha Natal sem Fome 2018 em Fortaleza

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) promove neste domingo, 21, o lançamento local da Campanha Natal Sem Fome 2018. A iniciativa vem acontecendo simultaneamente em vários estados do Brasil desde o dia 14. Em Fortaleza, o lançamento ocorrerá a partir das 8h, no Parque do Cocó, com apresentações culturais e sensibilização do público para a problemática da fome e incentivo às doações.

Atualmente, mais de 15 milhões de brasileiros encontram-se abaixo da linha da pobreza. A meta de arrecadação nacional será de 2 mil toneladas de alimentos não perecíveis, sendo 25 toneladas apenas no estado do Ceará. Os interessados em doar alimentos podem levar suas doações no dia 21 ao Parque do Cocó ou nos postos de arrecadação espalhados pela cidade até o dia 17 de dezembro. Os endereços dos pontos de arrecadação estão disponíveis no site do Inec.

Campanha Natal Sem Fome
Promovida nacionalmente pela ONG Ação da Cidadania e desenvolvida no Ceará pelo Inec desde 2003, a Campanha Natal sem Fome envolve uma grande rede de solidariedade nacional e tem parceria com duas agências da ONU: a Organizações das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Programa Mundial de Alimntos (PMA), além de diversas empresas privadas e público-privadas.

Pelo terceiro ano consecutivo, a FAO anunciou um aumento no número de pessoas que sofrem de fome. No caso da América Latina e do Caribe, 39,3 milhões de pessoas vivem subalimentadas na região, um aumento de 400 mil pessoas desde 2016.

Segundo O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2018 (SOFI), em nível mundial quase 821 milhões de pessoas – cerca de uma em cada nove – foram vítimas da fome em 2017, um aumento de 17 milhões em relação ao ano anterior.

De acordo com José Graciano da Silva, diretor-geral da FAO, dados recentes divulgados pela Pnad Contínua, do IBGE, entretanto, sinalizam um aumento da extrema pobreza no país em cerca de 11% de 2016 para 2017 (de 13,3 para 14,8 milhões de pessoas). Tal incremento da pobreza extrema poderá, sim, refletir no aumento do número de pessoas que passam fome no país.

Inec
O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O Inec, que completa 25 anos em 2018, tem como missão contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver projetos socioambientais nos eixos Educação e Cultura e Desenvolvimento Comunitário.

 

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA