1ª fase da Copa do Brasil para times cearenses tem um confronto inédito

Sorteio da Copa do Brasil na sede da CBF Crédito: Thaís Magalhães/CBF

Para os torcedores de Ferroviário, Fortaleza e Guarany de Sobral, já não é nenhuma novidade saber quem são os adversários dos seus times do coração na edição 2021 da Copa do Brasil. Mas não a curiosidade quantas vezes essas partidas marcadas já ocorreram. Por isso, o que trago nesta coluna de estreia é um histórico dos três confrontos dos cearenses que já estreiam na 1ª fase da competição.

Porto Velho/RO x Ferroviário é a partida inédita dentre as três sorteadas na tarde dessa terça-feira (2), pela CBF, no Rio de Janeiro. As duas equipes nunca se enfrentaram. Não houve um amistoso sequer. O time rondoniense é novo e completará, em pouco mais de um mês, apenas três anos de fundação. Bem diferente do Tubarão da Barra, com seus 87 anos de existência campeão.

A expectativa é de que a partida seja disputada no Estádio Nenenzão, no Distrito de Jaci-Paraná, na capital Porto Velho, que dá nome à equipe. A praça esportiva tem capacidade para meros 4 mil lugares, mas como as partidas estão sendo realizadas de portões fechados, por causa da pandemia do novo coronavírus, a sua pequena capacidade não será empecilho para que o jogo ocorra da casa da Locomotiva.

Ferroviário fará jogo inédito contra o Porto Velho/RO, pela Copa do Brasil
Crédito: Lenílson Santos/Ferroviário AC

Curta história

Fortaleza e Caxias só se cruzaram duas vezes antes do confronto de março pela Copa do Brasil. Será o primeiro disputado no interior gaúcho. Isso porque os dois primeiros, pelas Séries B do Campeonato Brasileiro de 2002 e 2004 foram no Estádio Presidente Vargas, na Capital cearense.

O primeiro deles foi em 2002, na campanha que levou o Tricolor do Pici ao acesso à Série A e ao vice-campeonato da Segundona, perdendo a decisão para o Criciúma. No PV, à época com torcida, a partida terminou empatada em 1 a 1, no dia 17 de setembro. Vinicius, um dos artilheiros tricolores, fez o gol cearense. Jairo Santos marcou para a equipe gaúcha.

Em 2004, ano em que o Fortaleza novamente conseguiu o acesso para a Série A, o confronto com o Caxias rendeu vitória por 1 a 0, gol de Guaru, de pênalti. Neste ano, o Leão do Pici só ficou atrás do Brasiliense, campeão daquela temporada da Série B. A partida foi disputada no PV, em 17 de agosto.

Detalhe importante para a partida (única) diante do Caxias, na Copa do Brasil deste ano, é que o Leão joga pelo empate por ser melhor ranqueado. Ao Caxias, só a vitória classifica o time.

Fortaleza de Enderson Moreira enfrentará Caxias, no interior gaúcho
Crédito: Bruno Oliveira/Fortaleza EC

Fechando a série de confrontos, Guarany de Sobral e CSA se cruzaram também apenas duas vezes. E já fazem quase quatro décadas que isso aconteceu. Na Série B de 1983, Cacique do Vale e Azulão cruzaram os caminhos nas oitavas de final da competição.

Na partida de ida, o CSA praticamente liquidou a fatura, ao bater o Guarasol por 4 a 1. Zé Carlos, Jorge Siri e Jacozinho, duas vezes, fizeram os gols alagoanos. Valdir descontou para a equipe cearense. Na volta, um 0 a 0 decretou a eliminação da equipe sobralense, que terminou a Segundona daquele ano em 10º lugar. O CSA foi vice-campeão da Série B, vencida pelo Juventus/SP.

No confronto desta temporada, o Guarany de Sobral, por estar ranqueado abaixo do CSA, só se classifica no jogo único da 1ª fase com vitória em Sobral. O Azulão avança com o empate.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA