28º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa neste sábado, 10

O 28º FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa neste sábado, dia 10, com uma novidade: além de Guaramiranga, terá programação também em Fortaleza. Na capital, as apresentações acontecem numa parceria do festival com o Instituto Dragão do Mar, por meio do Theatro José de Alencar e do Teatro Dragão do Mar. Para os amantes das artes cênicas, a dica é conferir o espetáculo “A Mulher Monstro”, daS.E.M. Cia. de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento), do Rio Grande do Norte (Mostra Nordeste), que acontece neste sábado (10), às 19h, no TJA. Inspirado no conto “Creme de Alface”, de Caio Fernando Abreu, a peça aborda os preconceitos e a intolerância que pautam o discurso de uma parcela da população brasileira. 

No domingo (11), às 19h, também no Theatro José de Alencar, o público de Fortaleza vai ter a chance de conferir “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré”, da São Gens de Teatro, de Pernambuco (Mostra Nordeste). Em cena, histórias de catadores de marisco e sururu que vivem na comunidade ribeirinha da Ponte do Pina, no Recife, em meio ao mangue, às palafitas, à violência e à vulnerabilidade social da comunidade.

Já o Teatro do Dragão do Mar recebe, nos dias 15 e 16, respectivamente, às 18h30, os espetáculos “Ané das Pedras”, do grupo Coletiva Flecha Lançada Arte, do Ceará (Mostra Nordeste), e “Rogai Por Eles”, de Joaquina Carlos, de Juazeiro do Norte (Mostra Palco Ceará). Para finalizar, nodia 18 às 19h no TJA, o 28º FNT apresenta “Despacho Deferido”, do Coletivo Pico Preto, da Bahia (Mostra Nordeste).

A programação em Fortaleza também é gratuita. Detalhes sobre retirada de ingressos podem ser consultados no site (www.fntguaramiranga.com.br) e nas redes do FNT (@fntguaramiranga). Em Guaramiranga, a programação do festival acontece de 10 a 17 em diversos espaços da cidade, sempre com acesso gratuito.

Em Guaramiranga, a programação começa neste sábado com um cortejo a partir das 16h, pelas ruas da cidade. À noite, às 19h, acontece a Abertura Oficial desta edição na Praça da AGUA, com a participação do Grupo Arte, Cultura e Memória.

28º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com a consultoria da Quitanda Soluções Criativas. Tem a parceria do Sesc Ceará, do Theatro José de Alencar e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o apoio da Prefeitura de Guaramiranga e da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, e o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio da Lei do Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel.

PROGRAMAÇÃO

Dia 10/09 (Sábado)

19h00 – MOSTRA NORDESTE: A Mulher Monstro – S.E.M. Cia. de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento) (RN)
Duração: 120 min. 14 anos. Local: Theatro José de Alencar

Dia 11/09 (Domingo)

19h00 – MOSTRA NORDESTENarrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré – São Gens de Teatro (PE)

Duração: 80 min. 16 anos. Local: Theatro José de Alencar

Dia 15/09 (Quinta-feira)

18h30 – MOSTRA NORDESTEAné das Pedras – Grupo: Coletiva Flecha Lançada Arte (CE)

Duração: 50 min. Livre. Local: Teatro Dragão do Mar

Dia 16/09 (Sexta-feira)

19h30 – MOSTRA PALCO CEARÁRogai Por Eles – Joaquina Carlos (Juazeiro do Norte)

Duração: 40 min. 14 anos. Local: Teatro Dragão do Mar

Dia 18/09 (Domingo)

19h00 – MOSTRA NORDESTE: Despacho Deferido – Coletivo Pico Preto (BA)

Duração: 30 min. 16 anos. Local: Theatro José de Alencar

SERVIÇO

28º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 10 a 17 de setembro de 2022 em Guaramiranga, Ceará. Dias 10, 11, 15, 16 e 18 em Fortaleza. Toda a programação tem acesso gratuito. Em Guaramiranga, ingressos para os espetáculos de cada dia serão distribuídos a partir das 14h na sede da AGUA, por ordem de chegada. Para turistas e visitantes cada ingresso será trocado por 1Kg de alimento não perecível. Toda a programação pode ser consultada no site e nas redes sociais do FNT: www.fntguaramiranga.com.br e @fntguaramiranga (Instagram e Facebook).

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA