Inec promove exposição para lançar nova marca e em prol de projetos sociais

Para homenagear o Nordeste, região na qual desenvolve importantes projetos sociais, culturais e econômicos, o Instituto Nordeste de Cidadania (Inec) promove a exposição Jumento Amostrado, com lançamento nesta segunda, 19, às 19 horas, no shopping RioMar Fortaleza (L1, em frente à loja Freitas Varejo). “A exposição tem como objetivo usar as obras de arte para financiar os projetos do Inec, beneficiando, assim, mais jovens de baixa renda de Fortaleza; e valorizar o jumento, como símbolo da cultura, da história e da paisagem nordestina. Queremos ainda chamar a atenção da população para a necessidade de políticas públicas voltadas para a educação de qualidade, inclusão digital e social, direcionada a adolescentes em situação de vulnerabilidade. A ideia é, por meio do conhecimento, apresentar a esses jovens uma oportunidade real de mudança nas suas trajetórias de vida”, destaca Stélio Gama, presidente do INEC.

A exposição reúne seis esculturas de jumento, em tamanho real (1,6m x 1m), produzidas com uma estrutura em arame e tela coberta e moldadas por fibra de vidro. Elas foram customizadas por seis artistas plásticos cearenses e por crianças e adolescentes alunos do LABInec, do Bom Jardim, em Fortaleza. Cada uma traz pinturas temáticas remetendo a elementos da cultura nordestina e com relação direta a seis projetos desenvolvidos pelo Inec. Entre os elementos regionais utilizados na produção das obras estão os cangaceiros, o cordel, os desenhos rupestres e as marcas do gado, além do grafite urbano.

Após o lançamento, os jumentos poderão ser vistos no mall do shopping até o dia 19 de setembro. Além de expor a beleza e criatividade das obras e valorizar a cultura nordestina, a exposição também visa promover a responsabilidade social. Ao final da edição, as peças serão leiloadas e o valor arrecadado será destinado para os projetos socioambientais desenvolvidos pelo Inec.

Uma das iniciativas é o LABInec. Instalados nos bairros Bom Jardim e Vila União, os laboratórios de inclusão digital e social oferecem técnicas e metodologias de alto padrão e eficiência, a partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas, Design Thinking e Aprendizagem Baseada em Projeto. São ofertadas aulas de Iniciação à Robótica e Jogos Digitais, cujo projeto é baseado na cultura maker, que incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de dispositivos, usando robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos.

Todo esse conhecimento é transmitido incentivando a pesquisa, o engajamento e a participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e a co-criação. Para complementar o aprendizado, a ideia é que crianças e jovens recebam acompanhamento pedagógico e psicológico durante as formações.

Nova marca

O evento de lançamento da exposição Jumento Amostrado será também o momento de apresentação ao público da nova identidade visual do Inec. Ela foi pensada para traduzir sentimentos e ideias que movem o Instituto: paixão, união e comunidade. A nova marca, lançada no ano em que o Inec comemora 26 anos de atividades, reflete a busca cotidiana da instituição por igualdade, o cuidado com o outro e a vontade de fazer juntos.

“Temos como principal missão contribuir para a inclusão e para o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas, potencializando a força coletiva, promovendo a cidadania e o respeito à vida. Temos orgulho de ser uma instituição feita de gente e que se preocupa, em todos os projetos e ações, em enfatizar o poder transformador que cada um de nós tem”, destaca o presidente do Inec, Stélio Gama.

Serviço

Exposição Jumento Amostrado
Lançamento
Data: Segunda-feira, 19 de agosto, às 19 horas
Local: Shopping RioMar Fortaleza (em frente à loja Freitas Varejo)

Exposição
Data: De 20 de agosto a 19 de setembro, de 10h às 22h
Local: Shopping RioMar Fortaleza    

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA