Brasil Eco Fashion Week 2021 apresenta programação no dia 30 de junho

Brasil Eco Fashion Week (BEFW) promove programação de painéis que encerra período de inscrições das marcas para edição 2021 com temas que vão desde a moda sob demanda até o inovador Plano Earth Logic da dupla européia Mathilda Tham e Kate Fletcher

Leandro Castro_Crédito: Marcelo Soubhia /Agência Fotosite ( @agfotosite)
Dia 30 de junho (quarta-feira), o Brasil Eco Fashion Week volta a promover uma série de quatro painéis marcando assim o encerramento do período de inscrições de marcas para o BEFW 2021. A exibição da inédita programação acontece mais uma vez de forma online e gratuita no canal Brasil Eco Fashion Week do YouTube e no site do evento. Para essa agenda, o BEFW recebe convidados nacionais do segmento de moda ética e responsável para conversas sobre iniciativas adotadas como ferramentas na produção e favorecimento da moda mais sustentável, como a produção sob demanda, iniciativas para minimizar o impacto negativo na cadeia produtiva varejista e sobre modelo de plantio e cultivo agrícola agroflorestal de plantas têxteis e tintórias. Além de contar com a participação internacional da pesquisadora sueca Mathilda Tham, professora de design da Linnaeus University Sweden e professora afiliada à Goldsmiths University of London, que dá detalhes sobre o “Earth Logic – Plano de Pesquisa-Ação para a Moda”.

Desenvolvido pela acadêmica pesquisadora-ativista em parceria com a pesquisadora, consultora e ativista de design, a britânica Kate Fletcher, o documento inovador Earth Logic tem sido adotado por universidades e empresas na Europa e agora está também disponível para download em português. O material traz ao Brasil uma proposta incentivadora de educação para valores na Moda propondo a troca da lógica do crescimento econômico pela lógica da terra.

O painel “Plano Earth Logic em Português: Do Conceito à Aplicação”, com mediação da jornalista Gabriela Machado, acontece em inglês com legendas em português, às 18h, e encerra o ciclo de quatro painéis promovidos na ocasião pelo BEFW.

Comas_Crédito: Marcelo Soubhia /Agência Fotosite ( @agfotosite)
Impacto da indústria de moda – alguns números

A indústria da moda figura a lista dos setores mais poluentes do mundo. Segundo a Aliança da Moda Sustentável da ONU, é responsável por contribuir para cerca de 8% a 10% das emissões de gases estufas. É também o 2ª setor da economia que mais consome água, segundo a Global Fashion Agenda (1,5 trilhão de litros por ano). E de acordo com a Fundação Ellen McArthur, 73% dos resíduos têxteis produzidos em escala global, são queimados ou enterrados em aterros sanitários e apenas cerca de 12% são destinados para reciclagem. E esses dados representam apenas três exemplos de seu estrondoso impacto ao meio ambiente.
Natural Cotton Color_Crédito: Marcelo Soubhia /Agência Fotosite ( @agfotosite)
Convidados nacionais trazem suas iniciativas para a construção do futuro

A programação de encerramento do período de inscrições para a 5ª edição do Brasil Eco Fashion Week, que acontece no próximo semestre, traz também convidados parceiros de outras edições para conversas sobre a inovação em processos para a indústria de moda da perspectiva da produção sob demanda, iniciativas do selo Re da varejista Renner e modelo agrícola agroflorestal para plantio e cultivo de plantas têxteis e tintórias.

A agenda dos painéis de conversa tem início às 11h, com o painel “Moda Consciente e sob Demanda”. Diretora criativa do BEFW, Ana Sudano fará a mediação do bate-papo que contará com Pedro Ruffier, empreendedor fundador da Infinitu X, empresa que tem em seu portfólio a marca Movin; Agustina Comas diretora da C(+)MAS, marca de moda upcycling, e Camila Monteiro, ativista de moda ética e vegana, fundadora da Camon que tem como meta a produção lixo zero.

Neste encontro, os convidados conversam sobre suas estratégias, desafios e potenciais da moda produzida sob demanda, um formato aliado do que vem ganhando espaço em um mercado que busca com urgência a sustentabilidade na gestão de estoques.
Segundo a consultoria americana McKinsey, a produção “just-in-time”, com ciclos curtos de pré-venda e em menores lotes, será “a nova norma”, atraindo cada vez mais empresas ao formato.

Às 14h acontece o painel “Selo Re 3 Anos: Jornada e Olhar de Futuro”. Os convidados Eduardo Ferlauto, gerente geral de Sustentabilidade da Renner e Ana Cecília Anselmi, gerente de Estilo da Renner contam detalhes sobre o selo Re, que comemora três anos de existência e vem promovendo ações e esforços para minimizar os impactos negativos na produção de moda envolvendo logística, fornecedores, matérias-primas, produtos e lojas da empresa em busca de atributos sustentáveis.

Roberta Negrini, fundadora do projeto parceiro da varejista, Movimento Eu Visto o Bem, também participa do bate-papo mediado por Rafael Morais, diretor executivo do BEFW. O Movimento atua desde 2016 na ressocialização de detentas e ex-detentas do Sistema Prisional de São Paulo por meio da costura, e aposta na produção de moda pautada pela meta lixo zero.

Já às 16h, a estilista Flávia Aranha, da marca de roupas orgânicas de mesmo nome, a designer e pesquisadora Larissa Duarte, da startup Jurema e a agroecóloga Liege Camila Veras, da fazenda Balaiar participam do painel “Projeto Anileiras: Cultivo e Beneficiamento de Índigo Agroflorestal no Brasil”, mediado por Gabriela Machado, curadora de conteúdo do BEFW.

As convidadas farão um mergulho no projeto de pesquisa e desenvolvimento no país, para o plantio de modelo agrícola agroflorestal que inclui a anileira, planta geradora do corante índigo, e outras espécies de plantas têxteis e tintórias.

E para encerrar o ciclo de painéis, às 18h, Gabriela Machado conversa com a sueca Mathilda Tham, professora de design da Linnaeus University Sweden e professora afiliada à Goldsmiths University of London. A pesquisadora-ativista que esteve na 4ª edição do BEFW, em workshop sobre o Plano Earth Logic, está de volta para o lançamento da versão em português de seu material, realizado em parceria com a pesquisadora, consultora e ativista de design, a britânica Kate Fletcher.

A publicação “Earth Logic – Plano de Pesquisa-Ação para Moda” traz uma proposta de educação para valores na Moda, que visa conscientizar para o fato de que a sustentabilidade não poderá ser alcançada dentro da atual lógica do crescimento econômico. E faz um convite radical para que todos tenham a chance de entender a moda em conexão com a natureza, pessoas e futuros saudáveis a longo prazo. Durante o painel “Plano Earth Logic em Português: Do Conceito à Aplicação”, que acontecerá em inglês, com legendas em português, Mathilda trará informações sobre a proposta de ação imediata que o material propõe. A publicação traduzida já está disponível gratuitamente para download no link https://earthlogic.info/.

Aurora_Crédito: Marcelo Soubhia /Agência Fotosite ( @agfotosite)

 

Desde 2017 o Brasil Eco Fashion Week gera oportunidades de negócios para a moda brasileira inovadora e com práticas positivas e conscientes

O Brasil Eco Fashion Week chega a sua 5ª edição este ano e como de costume a semana de moda acontece no 2º semestre. O evento já conta com parcerias importantes, que vêm se consolidando desde as edições anteriores, como o Patrocínio Master da Renner e do Mercado Livre, e co-patrocínio da Vert Shoes, além da parceria desde a 1ª edição com a Unibes Cultural. E a equipe organizadora segue em busca de novos parceiros para o BEFW 2021, que promete.

Evento que desde 2017 promove a moda sustentável, consciente, ecológica, regenerativa, ética e slow fashion no Brasil, o BEFW fomenta uma importante discussão em torno deste, que é um sistema complexo e de muitos impactos negativos. Gerando também oportunidades de negócios para marcas nacionais.

Além dos conteúdos promovidos durante o evento, no total, mais de 250 atividades em formatos de painéis, palestras, mesas, oficinas e workshops, o evento realizou 67 desfiles e teve 151 marcas envolvidas em seu showroom, entre 2017 e 2020.

Em sua 4ª edição, quando foi preciso se reinventar em formato digital e online, em função da pandemia de Covid-19, o BEFW contou com um público estimado em 10 mil pessoas espalhadas por todo o Brasil.

Contextura_Crédito: Marcelo Soubhia /Agência Fotosite ( @agfotosite)
Serviço:

Brasil Eco Fashion Week – Inscrições e Retrospectiva
Painéis: 30 de junho de 2021
11h – “Moda Consciente e sob Demanda”
14h – “Selo Re 3 Anos: Jornada e Olhar de Futuro”
16h – “Projeto Anileiras: cultivo e beneficiamento de índigo agroflorestal no Brasil”
18h – “Plano Earth Logic em Português: Do Conceito à Aplicação”

Transmissão da programação – 30 de junho – com exibição dos quatro painéis pelo site do Brasil Eco Fashion Week: https://brasilecofashion.com.br/
E pelo canal de Youtube: Brasil Eco Fashion Week – BEFW

Publicação “Earth Logic – Plano de Pesquisa-Ação para Moda” traduzida já está disponível gratuitamente para download no link https://earthlogic.info/.
Inscrições para o BEFW até 30 de junho

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA