Cartórios de Protestos liberam consulta de inadimplência pela internet

Mais celeridade e comodidade no dia a dia é um dos objetivos que os cartórios desejam alcançar para facilitar a vida dos cidadãos. Pensando nisso, agora, os indivíduos que têm alguma dúvida sobre a restrição do seu nome podem checar em alguns cliques se estão em situação regular nos Cartórios de Protestos de Títulos. Por meio do site http://www.pesquisaprotesto.com.br/, é possível fazer a consulta.

O presidente do Instituto de Estudo de Protestos do Brasil – Secção Ceará (IEPTB-CE), Samuel Araripe, explica o passo a passo. “Basta digitar o número do CPF ou CNPJ e selecionar o estado de origem. A consulta é gratuita e isso facilita muito a vida do cidadão, que não precisa mais se dirigir ao cartório para saber se tem algum protesto no seu nome”, explica. Após o devedor ir até o cartório em que o protesto foi feito e solicitar uma certidão, este deve procurar o credor para quitar a dívida. Com os valores quitados, o devedor deve voltar ao cartório com a carta de anuência e solicitar o cancelamento do protesto.

Ainda de acordo com Samuel Araripe, outra inovação feita pelos cartórios de protestos é o custo zero para o credor de Fortaleza. “Para protestar a dívida, o credor não paga nada. O devedor precisa se organizar para pagar uma taxa determinada pelo Tribunal de Justiça, mas o custo para o credor que reside em Fortaleza é zero. Essas duas iniciativas têm revolucionado o dia a dia dos cidadãos e dos cartórios de protestos”, avalia Samuel.

Deixe um comentário

VOCÊ NÃO TEM PERMISSÃO PARA COPIAR O CONTEÚDO DESSA PÁGINA